Discussão de Resultados de Avaliação Externa da Qualidade em Anatomia Patológica – INSA

 «INSTITUTO RICARDO JORGE PROMOVE ENCONTRO SOBRE AVALIAÇÃO EXTERNA DA QUALIDADE EM ANATOMIA PATOLÓGICA

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) promove uma reunião sobre “Discussão de Resultados de Avaliação Externa da Qualidade em Anatomia Patológica”. Esta sessão científica terá lugar no próximo dia 16 de janeiro, no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa.

O Programa de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) do Instituto Ricardo Jorge coordena os diferentes Programas de Avaliação Externa da Qualidade a laboratórios públicos e privados, nacionais e internacionais, da área clínica, ambiental, microbiologia de alimentos, microbiologia de águas, anatomia patológica e farmácias, entre outros. A participação neste tipo de Programas de Avaliação permite melhorar a performance e aumentar o nível da qualidade dos laboratórios, promovendo-se deste modo uma boa política de saúde pública com benefícios diretos para o doente e para o público em geral.

A abertura da Sessão Científica realiza-se às 14h e conta com a presença do Presidente do Instituto Ricardo Jorge, Fernando de Almeida, da Coordenadora do PNAEQ, Ana Paula Faria, e de um representante da Ordem dos Médicos, Pedro Oliveira. Nesta reunião serão discutidos os resultados do desempenho dos laboratórios portugueses de Anatomia Patológica, apresentação a cargo de Pekka Laurilla, do HUSLAB (Helsinki University Central Hospital).

Será ainda partilhada a experiencia da implementação da Politica da Qualidade num laboratório hospitalar, por Fátima Carneiro, do Hospital de São João. A Acreditação dos Serviços de Anatomia Patológica será o tema abordado por Rui Silva, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

Desde 2000 o PNAEQ, tem colaborado com a Labquality Oy, organizador de programas de AEQ da Finlândia, o que permitiu a divulgação e promoção de maior diversidade de programas de avaliação externa da qualidade aos laboratórios participantes no Programa português. Esta entidade finlandesa irá, por isso, realçar a importância da participação em programas de avaliação externa da qualidade nesta área, através de uma apresentação a cargo de Juha Wahlstedt.

O Instituto Ricardo Jorge tem por missão contribuir para ganhos em saúde pública, nomeadamente como laboratório do Estado no sector da saúde e laboratório nacional de referência, em que lhe é reconhecida competência de promover, organizar e coordenar programas de avaliação externa da qualidade no âmbito laboratorial.

Veja aqui o programa do evento