Assinala-se a 18 de fevereiro, dia do nascimento de Hans Asperger, médico que estudou a doença a que foi dado o seu nome.
O Dia Internacional de Asperger assinala-se a 18 de fevereiro, data de nascimento de Hans Asperger (18 de fevereiro de 1906), médico austríaco que estudou a doença a que foi dado o seu nome.
A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interação social na comunicação e no comportamento. O diagnóstico baseia-se num conjunto de critérios comportamentais.
Entre as características mais comuns podemos destacar:
- Défice de comportamento social
- Interesses limitados
- Comportamentos rotineiros
- Peculiaridade do discurso e da linguagem
- Perturbação na comunicação não verbal
- Descoordenação motora
Calcula-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores de Síndrome de Asperger afetando maioritariamente os rapazes.
De acordo com a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), o diagnóstico precoce é essencial para proporcionar aos portadores os recursos necessários e a que têm direito que lhes permitam atingir o seu potencial, “o qual muitas vezes é extraordinário”, como pessoas verdadeiramente integradas na sociedade.
No âmbito das comemorações do dia Internacional da Síndrome de Asperger, a Câmara Municipal de Penafiel e o Instituto do Desenvolvimento realizam a conferência “Asperger, desmistificando barreiras”, dia 18 de fevereiro, pelas 14h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel.
A conferência conta com a participação da Dr.ª Fátima Nunes, Diretora do Instituto do Desenvolvimento e especialista em Autismo, da Dr.ª Andreia Leitão, Investigadora da Fundação Champalimaud e Pediatra do Neurodesenvolvimento no Instituto do Desenvolvimento, do Dr. António Vieira, Presidente da APSA Norte e da Dr.ª Susana Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
A participação na conferência é gratuita e aberta ao público em geral.
Para saber mais, consulte:
- Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger – http://www.apsa.org.pt/
- Instituto do Desenvolvimento – http://institutododesenvolvimento.pt/