4.º Encontro da Mulher: CHBM Interliga Enfermeiros e Médicos na Prestação de Melhores Cuidados à População

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e a Unidade Coordenadora Funcional da Mulher e da Criança do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho realizam o 4.º Encontro da Mulher, dia 26 de março, no auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro.

Este encontro dirige-se a médicos das especialidades de Medicina Geral e Familiar e de Ginecologia e Obstetrícia, e enfermeiros que diariamente acompanham os problemas e angústias de patologias cuja necessidade de rastrear e tratar atempadamente é cada vez mais premente.

Temas abordados da área de Ginecologia e Obstetrícia:

  • Mama: rastreio senológico
  • Atualização e interpretação de imagiologia mamária
  • Gravidez nos extremos da idade reprodutiva
  • Colo do útero: rastreio oncológico
  • Colo do útero: normas de atuação em lesões minor
  • Protocolos de referenciação dos cuidados primários para a consulta hospitalar de obstetrícia
  • Útero: fibromiomas e novos tratamentos
  • Anemias e gravidez

Com este evento, a organização pretende envolver os médicos e enfermeiros do ACES Arco Ribeirinho e do CHBM nos vários assuntos referentes à saúde da mulher, promovendo a interligação, o que permitirá prestar melhores cuidados à população.

Para saber mais, consulte:

Exposição «Saúde Mental e Arte» a 27 de Março no Castelo de Portalegre

Dar visibilidade e potencializar o lado criativo de artistas portadores de doença mental “No Fio da Navalha” é o título de uma exposição de artes plásticas que reúne cerca de 130 peças produzidas por pessoas com problemas de saúde mental que, no âmbito dos seus projetos de reabilitação, vai ser inaugurada esta sexta-feira, dia 27 de março, no Castelo de Portalegre.

Trata-se de uma exposição nacional, integrada num dos eixos estratégicos do Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016 e tem como objetivos a promoção da Saúde Mental e o Combate ao Estigma.

Esta exposição é a primeira de uma série de iniciativas que vão decorrer nas cidades alentejanas de Portalegre, Évora e Beja até ao fim deste ano, e que vão trazer ao Alentejo iniciativas como o Teatro, a Dança, a Música, as Artes Plásticas, a Gastronomia e a Moda, atividades que têm maior relevância na área de reabilitação psicossocial direcionadas para esta população.

Consulte o programa.

LPCC Faz Rastreio de Cancro da Mama em Malhou, Alcanena, de 26 de Março a 1 de Abril

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no âmbito 7.ª volta do Programa de Rastreio de Cancro da Mama no concelho de Alcanena, realiza rastreio na freguesia de Malhou de 26 de março a 1 de abril.

O exame é simples e gratuito e destinado a mulheres entre 45 e 69 anos de idade.

As mulheres com inscrição atualizada no centro de saúde recebem uma carta-convite com a indicação da data e hora de realização do exame.

Segundo a LPCC, constata-se que muitas faltas ao rastreio decorrem da desatualização dos dados de morada nos registos dos centros de saúde, motivo pelo qual a LPCC apela à atualização dos mesmos e à participação no rastreio.

A Unidade Móvel encontra-se estacionada junto à Casa do Povo, de segunda a quinta-feira das 9 às 13 horas e das 14 às 17h30 e, às sextas-feiras das 9 às 13 horas.

O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos de forma a garantir uma prevenção eficaz.

Para saber mais, consulte:

4 Editais de Candidatura a Especializações em Enfermagem na ESEnfCVPOA

Concurso de Admissão ao 44.º Curso de Formação de Sargentos do Quadro Permanente do Exército

Poderes para Celebração de Contratos de Serviços Clínicos – H Cascais

  • DESPACHO N.º 3034/2015 – DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 59/2015, SÉRIE II DE 2015-03-25
    Ministério da Saúde – Gabinete do Secretário de Estado da Saúde

    Subdelega no conselho diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., os poderes necessários para a instrução e decisão do pedido de autorização para a celebração de contratos de subcontratação de serviços clínicos apresentado pela Entidade Gestora do Estabelecimento do Hospital de Cascais

Sistema de Normalização Contabilística é Aplicável às EPE da Saúde

  • DESPACHO N.º 3016-A/2015 – DIÁRIO DA REPÚBLICA N.º 58/2015, 1º SUPLEMENTO, SÉRIE II DE 2015-03-24
    Ministérios das Finanças e da Saúde – Gabinetes da Secretária de Estado do Tesouro e do Secretário de Estado da Saúde

    Determina que o cumprimento da obrigação fixada no n.º 1 do Despacho 1507/2014, de 16 de janeiro de 2014, que determina que é aplicável às entidades públicas empresariais da área da saúde o Sistema de Normalização Contabilística, pode ser reportada à apresentação de contas do exercício de 2015