Site icon A Enfermagem e as Leis

Bolsa de Técnico de Investigação do Projeto “e_COR” – INSA

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação – 1 vaga – com o grau de Licenciado, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “e_COR” com referencia 2014DPS946 designado por “e_COR – prevalência dos fatores de risco cardiovascular na população Portuguesa” e co-financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Fase de Candidatura: de 20-04-2015 a 04-05-2015.

Veja aqui.

« BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO “E_COR” REFª: 2014DPS946
Data Limite : 04-05-2015

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto “e_COR”
Refª: 2014DPS946

EDITAL

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação – 1 vaga – com o grau de Licenciado, a candidatos (M/F), no âmbito do Projeto “e_COR” com referencia 2014DPS946 designado por “e_COR – prevalência dos fatores de risco cardiovascular na população Portuguesa” e co-financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Fase de Candidatura: de 20-04-2015 a 04-05-2015.

As condições de Abertura da Bolsa são as seguintes:

Área Cientifica:  Ciências Biológicas

Área Cientifica genérica: Ciências Biológicas

Área Cientifica especifica: Biologia

Anos de experiência: 2 anos

Requisitos de Admissão: Serão avaliadas as candidaturas que reúnam os seguintes requisitos:

  • Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Publica
  • Experiência relevante e comprovada no processamento de amostras nomeadamente extração de DNA, RNA e sua quantificação
  • Experiência mínima de 2 anos relevante e comprovada na área da biologia molecular designadamente em técnicas de amplificação por PCR, electroforese e sequenciação direta.
  • Experiência na técnica de electroforese de lipoproteínas (sistema lipoprint)

Serão fatores preferenciais os seguintes requisitos:

  • Experiência em introdução de dados em bases de dados (access)
  • Experiencia relevante e comprovada em gestão de amostras em biobanco e material de laboratorio
  • Experiência relevante e comprovada em colheita de sangue venoso
  • Experiencia de recolha de dados de saúde no âmbito de projetos de investigação populacionais
  • Analise bioinformática de sequencias
  • Interesse e motivação face ao tema, gosto e experiência de trabalho numa equipa multidisciplinar.

Plano de trabalhos:

  • Extração de DNA e RNA das amostras obtidas e sua quantificação.
  • Introdução de dados bioquímicos e exame físico em base de dados.
  • Amplificação e sequenciação dos genes LDLR, APOB e PCSK9 de indivíduos com diagnóstico clinico de Hipercolesterolemia Familiar. Analise de sequencias.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 202/2012, de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação). O Regulamento n.º 234/2012, de 25 de Junho, (Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.),http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt, sem prejuizo de outra legislação em vigor e das regras de funcionamento interno da Instituição. Ainda, de acordo com o Regulamento n.º 234/2012, de 25 de Junho, artigo 38.º, em cada entidade de acolhimento deve existir um núcleo de acompanhamento dos bolseiros, sendo que no INSA, I.P., é a DGRH-Bolsas que assume as competências do Núcleo do Bolseiro, e cujas regras básicas de funcionamento são: a responsabilidade de prestar aos bolseiros toda a informação relativa ao seu Estatuto, servir de elo de ligação entre os bolseiros e a Instituição acolhendo e tratando os processos dos bolseiros. A DGRH-Bolsas pode ser contatada nos dias úteis, no horário de atendimento ao público regulamentado nesta Instituição.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do INSA.

Orientação Científica: O trabalho será efetuado sob a orientação cientifica da Doutora Mafalda Bourbon, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

Duração da bolsa: A bolsa é atribuida por 12 meses, eventualmente renovável até ao limite da duração do projeto no qual se enquadra a presente bolsa. A bolsa tem inicio previsto a 25 de maio de 2015 e o projeto prevê o seu término a 30 de junho de 2016.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a 745€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: O processo de avaliação inclui duas fases: avaliação curricular (caráter eliminatório) e entrevista. A avaliação curricular será atribuída numa escala de 0 a 20 valores. Só serão chamados a entrevista, através da comunicação por mail, os candidatos que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 12 valores na avaliação curricular. A ponderação para a avaliação final é de 60% e 40% para a  avaliação curricular e entrevista, respetivamente.

Composição do Júri de Selecção: O Júri é constituído pela Doutora Mafalda Bourbon, investigadora do INSA (presidente do Júri), pela Doutora  Astrid Moura Vicente, investigadora do INSA e pela Doutora Luciana Costa, investigadora do INSA (vogais efetivos). A Doutora Ana Catarina Alves,  bolseira de investigação  do INSA e Doutora Isabel Carvalho Oliveira, responsável pela Área de Apoio à Investigação do INSA, serão vogais suplentes.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Comunicação dos resultados aos candidatos e outras informações: Os resultados do concurso serão comunicados aos candidatos através de correio eletrónico, com recibo de entrega. Após o envio do resultado da candidatura, considerar-se-á automaticamente notificado para consultar o processo se assim o desejar e pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis, a contar da data de receção do email. O candidato selecionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data de início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa. Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato selecionado, a opção será o segundo qualificado (e assim sucessivamente) de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, a constar em Ata. Em nenhum caso será atribuída bolsa aos candidatos com classificação final <12.  A lista final de classificação será afixada em local visível, na Ala da Direção de Gestão de Recursos Humanos, piso 2, deste Instituto.

Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado (Europass ou similar), certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail ou por correio (até à data limite de 04-05-2015) para o seguinte endereço:

Mafalda Bourbon
Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Av. Padre Cruz | 1649-016 Lisboa | Portugal
Tel.: (+351) 217 519 200 | (+351) 217 508 126
E-Mail: mafalda.bourbon@insa.min-saude.pt

Os candidatos que enviem as candidaturas por email devem conservar o recibo de entrega e/ou leitura como comprovativo de receção.»

Exit mobile version