Concurso de Enfermeiros do CHUC: Calendário das Entrevistas da 3.ª Tranche de Candidatos – Acta 12

Saiu o Calendário das Entrevistas da 3.ª Tranche de Candidatos – Acta 12, relativa ao concurso de Enfermeiros do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Mais 253 candidatos serão entrevistados.

Veja a Acta 12 – Calendário das Entrevistas – 3.ª tranche de Candidatos

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Veja as nossas publicações anteriores sobre este concurso:

Concurso de Enfermeiros do CHUC: Lista de Classificação Após Entrevistas ao 2º Grupo de Candidatos

Concurso de Enfermeiros do CHUC: Calendário das Entrevistas 2.° Grupo – Acta N.º 10

Concurso de Enfermeiros do CHUC: Lista de Classificação após Entrevista – Acta N.º 9

Retificação da Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos – Acta 8

Concurso de Enfermeiros do CHUC: Calendário das Entrevistas (Ata n.º 7)

Concurso de Enfermeiros do CHUC: Lista de Classificação Parcelar após Avaliação Curricular (Acta n.º 6)

Concurso de Enfermeiros do CHUC: Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos após avaliação dos Recursos

Concurso de Enfermeiros do CHUC: Lista de Admitidos e Excluídos

Aberto Concurso de Enfermeiros no CHUC com 5 Dias Seguidos para Concorrer

III Estudo Epidemiológico Nacional das Doenças Orais – DGS

III Estudo Epidemiológico Nacional das Doenças Orais

A Direção-Geral da Saúde apresenta o terceiro Estudo Epidemiológico Nacional das Doenças Orais que, pela primeira vez, demonstra resultados sobre o estado da saúde oral dos portugueses com 18 anos, entre os 35-44 anos e os 65-74 anos de idade.

No âmbito deste estudo, desenvolvido em parceria pelo Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e a Ordem dos Médicos Dentistas, foi examinada e inquirida uma amostra representativa e estratificada da população portuguesa nos grupos etários sugeridos pela organização Mundial da Saúde, ou seja, aos 6, 12, 18, 35-44 e 65-74 anos, por região de saúde, utilizando os critérios ICDAS no estudo da cárie dentária e os métodos habituais no estudo da doença periodontal e fluorose.

Os conhecimentos e comportamentos relacionados com a saúde oral da população estudada foram avaliados através da aplicação de um questionário específico para cada grupo etário submetido ao rastreio.

Para mais informações consulte a apresentação efetuada sobre o III Estudo Epidemiológico Nacional das Doenças Orais.

Veja aqui o III Estudo Epidemiológico Nacional das Doenças Orais

Concurso para TDT de Cardiopneumologia do Hospital da Figueira da Foz: Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos

Saiu a Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos relativa ao Concurso para Técnico de Diagnóstico e Terapêutica de Cardiopneumologia do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Veja a Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos

Informação adicional:

«Convocam-se todos os candidatos admitidos à Bolsa de Recrutamento de Técnicos(as) da área de Cardiopneumologia, para entrevista a realizar no dia 09 de dezembro de 2015, no Hospital Distrital da Figueira da Foz .

As entrevistas iniciar-se-ão dia 09 de dezembro, pelas 9 horas da manhã para os 1.ºs quinze (15) candidatos, até à candidata INÊS FILIPA ANTUNES LINCE ;
O período da tarde terá inicio pelas 14 horas com entrevista aos restantes candidatos, sendo o 1.º o candidato IVO LEAL DOS SANTOS.
Todos os candidatos no dia da entrevista, deverão dirigir-se ao Segurança na portaria do Hospital afim de poderem ser informados do local da entrevista.

Anúncio publicado em 27-11-2015.»

Todas as questões deverão ser dirigidas ao Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Veja todas as relacionadas em:

Tag Concurso para TDT de Cardiopneumologia do Hospital da Figueira da Foz

Concurso para 3 TDT de Fisioterapia do CH Algarve: Lista de Classificação Final – Ata n.º 3

Saiu a Lista de Classificação Final – Ata n.º 3, relativa ao Concurso para 3 Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica de Fisioterapia para o Centro Hospitalar do Algarve.

Veja a Lista de Classificação Final – Ata n.º 3

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar do Algarve.

Veja as publicações anteriores deste concurso:

Concurso para 3 TDT de Fisioterapia do CH Algarve: Retificação à Ata n.º 2 (Lista de Admitidos e Excluídos)

Concurso para 3 TDT de Fisioterapia do CH Algarve: Lista de Admitidos e Excluídos – Ata n.º 2

3 dias Úteis: Aberto Concurso para 3 TDT de Fisioterapia – CH Algarve

Manual de “Capitações de Géneros Alimentícios para Refeições em Meio Escolar: Fundamentos, Consensos e Reflexões” – DGS

Novo manual “Capitações de Géneros Alimentícios para Refeições em Meio Escolar”

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável participou na elaboração do Manual de “Capitações de Géneros Alimentícios para Refeições em Meio Escolar: Fundamentos, Consensos e Reflexões”, ontem lançado em parceria com a Associação Portuguesa dos Nutricionistas e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Este manual pretende auxiliar os técnicos na gestão da refeição do almoço nos refeitórios escolares, através da apresentação de uma Lista de Capitações de géneros alimentícios, adequada aos diferentes grupos etários estabelecidos.

Em Portugal, a oferta alimentar em meio escolar inclui diferentes programas em vigor, englobando normas e instruções sobre alimentação saudável para os refeitórios escolares. O cálculo da capitação de um género alimentício constitui a base para, entre outros pressupostos, atender à satisfação das necessidades energéticas e nutricionais e ao estudo da relação entre alimentação e bem-estar, devendo por isso resultar dos conhecimentos científicos a serem convertidos em políticas e estratégias de âmbito nacional e local.

A determinação de capitações padronizadas e ajustadas às recomendações alimentares nacionais tem-se mostrado um desafio em contexto de alimentação coletiva. Além do ponto de vista nutricional, que valoriza a variedade, o equilíbrio e a adequação, a alimentação envolve aspectos como a comensalidade e uma produção e consumo sustentável, questões que reforçam a importância deste tema.

É objetivo do presente documento apresentar uma Lista de Capitações de géneros alimentícios (LCga) para a refeição escolar almoço, adequada aos diferentes grupos etários estabelecidos, com base no conhecimento cientifico atual.

Além da metodologia inerente à determinação das capitações, este manual possui um glossário que poderá ajudar o utilizador na compreensão de conceitos intrínsecos a este tema.

Para mais informações consulte o Manual de “Capitações de Géneros Alimentícios para Refeições em Meio Escolar”.

Veja aqui o documento

Bolsa de Investigação do Projeto “Impact of transplacental exposure to tobacco smoke in the DNA of newborn. Genetic and epigenetic effects.” – INSA

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) – 1 vaga – a candidatos (M/F), na condição do projeto “Impact of transplacental exposure to tobacco smoke in the DNA of newborn. Genetic and epigenetic effects.”, ser financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, I.P.) com fundos nacionais através do Ministério da Educação e Ciência.

25-11-2015 
 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PROJETO “IMPACT OF TRANSPLACENTAL EXPOSURE TO TOBACCO SMOKE IN THE DNA OF NEWBORN. GENETIC AND EPIGENETIC EFFECTS”
Data Limite : 10-12-2015

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia
Projeto “Impact of transplacental exposure to tobacco smoke in the DNA of newborn. Genetic and epigenetic effects”
Refª: 2015/NeoGene/BM

EDITAL

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) abre Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre)  – 1 vaga – a candidatos (M/F), na condição do projeto “Impact of transplacental exposure to tobacco smoke in the DNA of newborn. Genetic and epigenetic effects.”, ser financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, I.P.) com fundos nacionais através do Ministério da Educação e Ciência.

Fase de Candidatura: 26-11-2015 a 10-12-2015

As condições de Abertura da Bolsa são as seguintes:

Área Cientifica Genérica: Ciências Biológicas ou da Saúde

Área Científica Especifica: Toxicologia genética

Requisitos de Admissão: Serão apenas consideradas as candidaturas que reúnam os seguintes requisitos:

  • Licenciatura em Bioquímica ou áreas afins;
  • Mestrado na mesma área, com nota final igual ou superior a 17 valores;

Requisitos Preferenciais:

  • Experiência em investigação na área da toxicologia, pelo menos 5 anos;
  • Experiência no planeamento de recolha e processamento de amostras biológicas;
  • Experiência em técnicas de genotoxicidade;
  • Experiência no desenvolvimento e otimização de técnicas analíticas;
  • Bom domínio na área da informática, SPSS e Excel;
  • Experiência na organização de reuniões cientificas;
  • Experiência em produção científica, nomeadamente, comunicações em congressos, artigos em revistas com revisão por pares e relatórios científicos;
  • Excelentes conhecimentos da língua Inglesa (escritos e orais).

Plano de trabalhos: O bolseiro estará envolvido (1) no planeamento da recolha de amostras biológicas, (2) doseamento de cotinina, (3) avaliação de dano genético, (4) avaliação de alterações epigenéticas, (5) análise de resultados, (6) divulgação dos resultados do projeto.

Legislação e regulamentação: O Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto, na redação dada pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT I.P.), aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015, sem prejuízo de outra legislação em vigor e das regras de funcionamento interno da Instituição. Ainda, de acordo com o Regulamento n.º 234/2012, de 25 de junho, artigo 38.º, em cada entidade de acolhimento deve existir um núcleo de acompanhamento dos bolseiros, sendo que no Instituto Ricardo Jorge, é a DGRH-Bolsas que assume as competências do Núcleo do Bolseiro, e cujas regras básicas de funcionamento são: a responsabilidade de prestar aos bolseiros toda a informação relativa ao seu Estatuto, servir de elo de ligação entre os bolseiros e a Instituição acolhendo e tratando os processos dos bolseiros. A DGRH-Bolsas pode ser contatada nos dias úteis, no horário de atendimento ao público regulamentado nesta Instituição.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Unidade de Ar e Saúde Ocupacional, Departamento de Saúde Ambiental na delegação do Instituto Ricardo Jorge, no Porto, sob a orientação da Doutora Carla Costa, Investigadora no Instituto Ricardo Jorge.

Duração da bolsa: Na condição do projeto supra referido ser financiado pela FCT, I.P., a bolsa terá a duração de 12 (doze) meses, com início previsto para 21-01-2016, com possibilidade de renovação por períodos sucessivos, até ao limite máximo de duração do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa é de 980€, conforme a tabela de valores para bolsas nacionais atribuídas pela FCT constante no regulamento de bolsas de investigação. O Bolseiro usufrui, ainda, de Seguro Social Voluntário e de um Seguro de Acidentes Pessoais ou equivalente.

Métodos de seleção: A avaliação será atribuída numa escala de 0 a 20 valores e incidirá na apreciação da formação académica (30%), experiência profissional (30%), produção científica anterior (30%) e conhecimentos da língua inglesa (10%). Após seriação, e em caso de empate, os candidatos pré-selecionados poderão ser chamados para entrevista presencial (neste caso a entrevista tem uma valorização de 30% e a avaliação curricular de 70%).

Composição do Júri de Seleção: O Júri é constituído pela Doutora Carla Costa (Presidente do Júri), Doutor João Paulo Teixeira e Doutora Solange Costa (vogais efetivos), a Doutora Sónia Fraga (vogal suplente) e Doutora Anabela Medo (vogais suplentes).

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

(i) Curriculum Vitae detalhado do candidato
(ii) Cópias simples dos certificados de habilitações
(iii) Cópia simples do certificado formal de competências linguísticas em inglês (se aplicável)

As candidaturas deverão ser enviadas por correio registado ou entregues presencialmente, na morada abaixo indicada, até à data limite de: 10-12-2015

Carla Costa
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Unidade de Ar e Saúde Ambiental
Departamento de Saúde Ambiental
Rua Alexandre Herculano, 321 | 4000-055 Porto | Portugal

Comunicação dos resultados aos candidatos: Os resultados do concurso, serão comunicados aos candidatos através correio eletrónico. Após o envio de correio eletrónico a cada candidato, cuja data contará a partir da data do recibo de entrega do mesmo, considerar-se-á automaticamente notificado, podendo consultar o processo se assim o desejar e, pronunciar-se em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias. O candidato selecionado deve declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data de início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta de declaração dentro do prazo requerido (10 dias) equivale à renúncia da bolsa. Em caso de impedimento de aceitação da bolsa pelo primeiro candidato selecionado, a opção será o segundo qualificado, de acordo com a lista ordenada pelo Júri do concurso, e a constar em Ata.

Resumo da 8ª Reunião anual do Programa PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar – INSA

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge disponibiliza o resumo da 8ª Reunião anual do Programa PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar, subordinada ao tema “Qualidade da Informação Alimentar. Um ingrediente da sua alimentação”, que decorreu no passado dia 30 de outubro.

O encontro científico reuniu 120 participantes, de entre eles peritos nacionais representantes de entidades reguladoras e fiscalizadoras, laboratórios, profissionais de saúde, comunidades científica e académica, indústria alimentar e distribuição. Os peritos internacionais este ano convidados foram: Hilde Kruse, gestora do Programa de Segurança Alimentar da Organização Mundial da Saúde Europa (OMS-Europa) e Carlos Ramos, do European Food Information Resource (EuroFIR),

Do debate e partilha de informação em torno da qualidade da informação alimentar, destaca-se:

  • As atividades de atualização da Tabela da Composição de Alimentos;
  • A importância da qualidade dos dados na gestão da informação alimentar nas plataformas PortFIR/SGRIA e SyncPT;
  • A comunicação dos resultados e perspetivas futuras das redes PortFIR dedicadas à composição de alimentos e informação microbiológica de alimentos;

Para além do resumo da reunião, a brochura integra as comunicações e abstrats/postersapresentados, bem como os indicadores do grau de satisfação e sugestões dos participantes.

Pode consultar esta publicação aqui. Mais informação sobre o PortFiR aqui.

Pode consultar o repositório aqui.