Os Processos Assistenciais Integrados são uma ferramenta que permite analisar as diferentes componentes que intervêm na prestação de cuidados de saúde e ordenar os diferentes fluxos de trabalho, integrando o conhecimento atualizado, homogeneizando as atuações e colocando ênfase nos resultados, a fim de dar resposta às expectativas, quer dos cidadãos, quer dos profissionais de saúde, no âmbito a diversas alterações do estado de saúde, doenças agudas e doenças crónicas.
Devido ao número muito elevado de pessoas, a pré-obesidade representa um enorme desafio ao sistema de saúde.
As pessoas portadoras de pré-obesidade, poderão estar, a esta data, a ser monitorizadas através de metodologias heterogéneas, sem possibilidade de verificação quanto à sua eficácia.
A intervenção por equipas diversificadas e multidisciplinares, consoante os recursos localmente disponíveis, é indispensável. No entanto, torna-se necessário utilizar metodologias atualizadas e homogéneas, que possam ser comparáveis no tempo, em termos de resultados e de afetação desses mesmos recursos, razões pelas quais se elaborou o presente documento.
A versão sumária do Processo Assistencial Integrado da Pré-Obesidade no Adulto, é um auxiliar à prática clínica diária, possibilitando, aos profissionais de saúde, uma consulta rápida sobre os aspetos relevantes a observar no diagnóstico e monitorização das pessoas adultas portadoras de pré-obesidade.
A presente versão do Processo Assistencial Integrado da Pré-Obesidade no Adulto será revista e atualizada em 2016.
Informação nº 010/2015 DGS de 21/12/2015
Processo Assistencial Integrado da Pré-Obesidade no Adulto