ARSLVT ativa planos de contingência para as vagas de frio, em vigor até 31 de março de 2016.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP (ARSLVT) ativou planos de contingência para as vagas de frio, informando que estes permanecerão em vigor até 31 de março de 2016.
Os estabelecimentos de saúde (agrupamentos de centros de saúde, centros hospitalares e hospitais) da região de Lisboa e Vale do Tejo ativaram os seus planos de contingência, garantindo, assim, uma resposta adequada dos serviços de saúde à população em caso de ocorrência de vagas de frio.
Os “Planos de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno” têm como objetivo prevenir e minimizar os efeitos negativos das vagas de frio na saúde da população da região.
Estes planos de contingência pretendem, por um lado, acautelar atempadamente eventuais dificuldades que o tempo frio, e o consequente aumento da procura, trazem aos serviços de saúde e, por outro, a estreita articulação entre os cuidados de saúde primários e as unidades de saúde hospitalares da região, procurando que atuem numa lógica de complementaridade sinérgica e flexível, dando a resposta mais adequada em cada momento.
Estes planos abrangem toda a população da região de Lisboa e Vale do Tejo, cerca de 3,6 milhões de pessoas, com especial enfoque nos grupos de maior vulnerabilidade, como os recém-nascidos, idosos e doentes crónicos.
A ARSLVT reforça que, neste inverno, se ficar doente, não corra para as urgências, nem tome antibióticos sem receita médica, ligue primeiro 808 24 24 24 – Linha de Saúde 24.
- ARSLVT – Horários
Veja também:
Inverno, Gripe e Frio – Perguntas Frequentes e Folheto Informativo
Urgências Reforçadas e Férias dos Profissionais Interrompidas: Vem aí o Frio
Cuidados a Ter Com o Frio Extremo: INEM – DGS – Portal da Saúde
Consulta Online de Tempos de Espera nos Serviços de Urgência – ARS Alentejo
Gripe: Perguntas Mais Frequentes – DGS / INSA
DGS: Plano de Contingência de Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno