Brochuras Sobre Saúde e Doenças Crónicas – INSA

19-02-2016 
 INSTITUTO RICARDO JORGE EDITA BROCHURAS SOBRE SAÚDE E DOENÇAS CRÓNICAS
No âmbito do projeto Bem Entender a Saúde (BEnS), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS) do Instituto Ricardo Jorge editou quatro brochuras dirigidas à comunidade sobre saúde e doenças crónicas em temas que careciam de informação atual, utilizando uma linguagem simples e clara. As brochuras agora editadas incidem sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares, a deteção e causas do autismo, a importância da história de saúde familiar para uma adequada prevenção e gestão da doença, e o contributo de fatores genéticos para a saúde e para a doença.

“Pretendemos com estas brochuras contribuir para a promoção da literacia em saúde da população portuguesa divulgando, de forma culturalmente acessível, informação sobre mecanismos de saúde e doença assim como orientações e recomendações sobre estilos de vida saudáveis”, explica Astrid Vicente, coordenadora do DPS. “Um bom nível de informação em saúde permite aos cidadãos tomar decisões e agir de forma a permanecerem saudáveis, dando a conhecer medidas de prevenção, possibilitando uma melhor compreensão sobre medicação e tratamento e encorajando a sua gestão dos assuntos de saúde e de doença em que estão envolvidos”, acrescenta a investigadora do Instituto Ricardo Jorge”.

A promoção da literacia em saúde dos cidadãos é uma das atribuições do Instituto Ricardo Jorge, que procura produzir e disseminar materiais informativos, em temas de saúde, que simultaneamente apresentem caraterísticas de qualidade conferidas por evidência científica e garantam simplicidade das mensagens e clareza para os destinatários. Os conteúdos destas brochuras foram elaborados por peritos nas áreas em foco, baseados em evidência científica e devidamente testados para serem culturalmente acessíveis aos vários grupos da população.

As brochuras agora editadas serão distribuídas por centros de saúde e outras instituições do sistema nacional de saúde. Podem ainda ser consultadas online e descarregadas a partir do Repositório Científico do Instituto Ricardo Jorge (O AutismoHistória de Saúde FamiliarGenética, Saúde e Doença e Doenças Cardiovasculares). Em caso de interesse, o Instituto Ricardo Jorge poderá também disponibilizar o ficheiro destas brochuras para impressão gráfica, mediante pedido formulado através do email biblioteca@insa.min-saude.pt

Veja as Brochuras: O AutismoHistória de Saúde FamiliarGenética, Saúde e DoençaDoenças Cardiovasculares

Veja os repositórios das Brochuras: O Autismo,  História de Saúde Familiar,Genética, Saúde e Doença, Doenças Cardiovasculares

Bolsa de Investigação – Projecto INSIDE: Sistemas Inteligentes de Robôs em Rede para Interacção Simbiótica com Crianças com Atrasos de Desenvolvimento

Hospital Garcia de Orta

ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJECTOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

Título: Bolsa de Investigação (com Mestrado)

INSIDE: Sistemas Inteligentes de Robôs em Rede para Interacção Simbiótica com Crianças com Atrasos de Desenvolvimento

Ref- CMUP-ERI/HCI/0051/2013

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projecto INSIDE: Sistemas Inteligentes de Robôs em Rede para Interacção Simbiótica com Crianças com Atrasos de Desenvolvimento, CMUP-ERI/HCI/0051/2013 financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) ou co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional –FEDER, através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC) (quando aplicável), nas seguintes condições:

Área Científica: InteracçãoHumano-Computador

Requisitos de admissão:

– Mestrado em Psicologia

– Área de interesse/formação preferencial em Perturbações do Espectro do Autismo

– Fluência em inglês falado e escrito (nível nativo)

– Experiência em estatística em estudos observacionais

Plano de trabalhos:

– Revisão do estado da arte da literatura sobre utilização de tecnologia robótica nas crianças com perturbações do espectro do autismo

– Formação na Autism Diagnostic Observation Schedule (ADOS™) 2

– Colaboração na avaliação formal das crianças compatologia do espectro do autismo utilizando o ADOS™ 2

– Colaboração na elaboração do protocolo formal para o estudo experimental final

– Formação com a equipa de psicólogas do GAIPS (INESC-ID) no software específico para cotação de vídeos EUDICO Linguistic Annotator (ELAN™)

– Cotação dos vídeos do estudo com software ELAN™

– Tratamento estatístico dos resultados obtidos no cenário experimental

– Apresentação dos resultados do estudo efectuado em reuniões científicas internacionais da especialidade bem como publicação de artigos científicos em revistas científicas de idoneidade reconhecida

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva do Hospital Garcia de Orta (HGO), sob a orientação científica da Mestre Anabela Farias.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, de início previsto em 22 Março de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 30 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista, coma respectiva valoração de 50% cada.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente do Júri: Prof. Francisco Melo

Vogais: Mestre Anabela Farias, Dr. José Paulo Monteiro, Dra. Maria José Fonseca

Suplentes: Dra. Maria da Graça Santos, Dra. Isabel Saraiva de Melo, Prof.ª Ana Paiva

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Hospital Garcia de Orta (Centro Garcia de Orta, piso 2), e envio da mesma lista final aos candidatos por correio electrónico, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico e contacto telefónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 07/03/2016 a 18/03/2016. O júri reunirá a 21/03/2016 para deliberação; a bolsa terá início a 22/03/2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae resumido, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, no Centro Garcia de Orta durante o período das 9h00 às 16h00 na morada a seguir indicada ou remetidas por correio para o Centro Garcia de Orta, Hospital Garcia de Orta, Av. Torrado da Silva 2801-951 Almada Portugal, bem como, obrigatoriamente, por e-mail para isabelff@yahoo.com /sec.cgo@hgo.min-saude.pt.

Nota: A informação acima requerida deverá ser submetida no formulário próprio do Portal EraCareers, nos campos disponibilizados para o efeito.

Assembleia Ordinária da Secção Regional do Norte da OE a 19 de Março às 14:30 no HML

Saiu hoje, 19/02/2016, nos jornais Correio da Manhã e Público:

«ORDEM DOS ENFERMEIROS

SECÇÃO REGIONAL DO NORTE

CONVOCATÓRIA

Convoco os membros efetivos com inscrição em vigor na Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, para uma reunião ordinária da Assembleia Regional, nos termos do n.º 1 do artigo 45.° do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros aprovado pelo Decreto-Lei n.° 104/98, de 21 de abril, alterado e republicado pelo Anexo II à Lei n.º 156/2015, de 16 de setembro, que para cumprimento do disposto nos artigos 50.° e n.º 1 do 22.° do mesmo Estatuto, e face à data da posse dos atuais membros dos órgãos, se realizará no Porto, no dia 19 de março de 2016, com início às 14.30 horas, no Auditório do Hospital de Magalhães Lemos, sito na Rua Professor Álvaro Rodrigues, 4149-003 Porto, com a seguinte ordem de trabalhos:

  1. Leitura e aprovação da ata da Assembleia Regional realizada em 27 de março de 2015;
  2. Apreciação e votação do Regimento da Assembleia Regional;
  3. Apreciação e votação do Regimento do Conselho Jurisdicional Regional;
  4. Apreciação e votação do Regimento do Conselho Enfermagem Regional;
  5. Apreciação e votação do Regimento do Conselho Fiscal Regional;
  6. Apreciação e votação do Regimento do Conselho Diretivo Regional;
  7. Discussão e votação do Relatório e Contas referentes ao ano de 2015;
  8. Discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento referentes ao ano de 2016;

O projecto de ata, bem como os restantes documentos a apreciar nesta Assembleia Regional, encontram-se à disposição dos membros efetivos na Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros – Rua Latino Coelho, 352, 4000-314 Porto, a partir do dia 11 de março de 2016.

Se à hora indicada para a realização desta Assembleia Regional não se verificar a presença de 5% dos membros efetivos inscritos na Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, a mesma terá lugar 30 minutos depois, com qualquer número de membros, de acordo como artigo 23.9, n.° 1, da Lei n.º 156/2015 de 16 de setembro do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros.

Os membros efetivos devem fazer-se acompanhar da respetiva Cédula Profissional válida.

Porto, 12 de fevereiro de 2016

O Presidente da Mesa da Assembleia Regional

Enf. Manuel Jorge Freitas Almeida»

Constituição das Direções de Enfermagem dos ACES da ARS Algarve

Aprovado Equipamento de Rastreio na Saliva para Deteção de Substâncias Psicotrópicas – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

Nomeação da Diretora de Serviço de Patologia Clínica do Hospital de Évora

Concurso Documental para Professor de Análises Clínicas e Saúde Pública no Instituto Politécnico de Lisboa: Lista de Ordenação Final

Veja a abertura:

Aberto Concurso Documental para Professor de Análises Clínicas e Saúde Pública no Instituto Politécnico de Lisboa