Site icon A Enfermagem e as Leis

Comunicado DGS: Surto de Gastroenterite em Andorra

A Direção-Geral da Saúde foi informada pelas autoridades de saúde de Andorra sobre surto de gastroenterite que afetou diferentes grupos de turistas.

Veja aqui o comunicado.

Transcrevemos:

«O Ministério da Saúde recebeu, no dia 23 de fevereiro, uma primeira notificação por um grupo de jovens afetados por gastroenterite e, desde então, ativaram-se os protocolos de investigação e atuação pertinentes para encontrar a origem do vírus e evitar o contágio.

Por parte do Ministério da Saúde, está a ser estudado o surto que afetou diferentes grupos de turistas, embora se trate de uma afetação leve e, em muitos casos, não foi necessária consulta médica.

Desde o início do aparecimento do surto foram inspecionados um total de 13 estabelecimentos do país (todos os estabelecimentos onde as pessoas afetadas se encontravam alojadas ou comeram), e todas as amostras recolhidas de alimentos e águas cumprem a normativa em vigor.

No que respeita às pessoas afetadas, as amostras recolhidas acusaram positivo em Norovírus. Os sintomas são vómitos acompanhados por náuseas e, em algumas ocasiões, diarreia. Não foi detetada febre alta, apesar de em alguns casos se refira a febrícula, trata-se de um quadro geralmente leve, auto-limitante e que se resolve em 24-48 horas.

Além disso, foram dadas a todos os estabelecimentos visitados as recomendações de higiene e saúde a seguir para evitar ou minimizar a transmissão do vírus.

Permanece ativado o protocolo, com a respetiva monitorização, e está-se a proceder à análise epidemiológica dos dados.

No que se refere à afetação de grupos de portugueses, o Ministério não teve conhecimento da afetação até esta semana. Além disso, e neste momento, foi descartada a existência de um surto de gastroenterite relacionado com a bactéria E. Coli. »

Veja aqui o comunicado.

Exit mobile version