Caros Seguidores e Amigos,
A Enfermagem e as Leis vem aqui divulgar informação recolhida do site do Hospital de Braga que nos foi trazida por uma seguidora a quem, desde já, agradecemos.
Em condições normais tratar-se-ia de uma bolsa de recrutamento de Enfermeiros, ou Concurso, como temos por hábito escrever como modo de simplificar.
No entanto, os concursos têm regras mais adequadas e previsíveis, nomeadamente, prazos, critérios universais, indicação da remuneração, do número de horas semanais, etc.
Quem está habituado a concursos sabe do que estamos a falar. Podem sempre ver a legislação de referência [Enfermagem] para estas questões.
Desse modo, não é de um concurso que se trata, mas ainda assim entendemos divulgar.
Nada nos move contra o Hospital de Braga, antes pelo contrário. Mas vemos aqui algo que não está certo.
Podia ser outra instituição. Importante é a questão de fundo que aqui se coloca.
As concessões de hospitais a privados, bem como outros regimes de exceção, permitiram contratar Enfermeiros e outros profissionais de saúde sem necessidade de concurso.
A lei assim o permite. Não há nada de ilegal aqui. A questão não é de legalidade.
A tendência é crescente e, futuramente, todos funcionarão assim. Se permitirmos.
Muitos já se aperceberam como alguns, poucos, hospitais contratam diretamente sem demonstrar como escolheram as pessoas. É uma queixa habitual enviada para A Enfermagem e as Leis.
As instituições que recebem dinheiro dos contribuintes para prestar cuidados de saúde no âmbito do SNS têm de ser transparentes, e isso inclui as contratações de pessoal.
Inclui tudo, já agora: pessoal, materiais, fornecedores em geral, serviços, etc.
A Enfermagem e as Leis e seus seguidores apenas querem clareza e transparência. Mostem-nos que contrataram as pessoas mais aptas, de acordo com critérios justos e universais, definidos previamente.
Não podem fazer o que bem entendem quando trabalham para os contribuintes, mesmo que a lei o permita.
«Hospital de Braga
ENFERMEIROS (M/F)
O Hospital de Braga abriu portas em Maio de 2011, com uma capacidade de internamento até 705 camas. Esta nova construção, veio substituir o antigo Hospital de São Marcos, uma estrutura com mais de 500 anos. A criação do Hospital de Braga permitiu alargar os cuidados médicos a cerca de 1.2 milhões de pessoas dos distritos de Braga e Viana do Castelo e permitiu ainda disponibilizar maiores e melhores instalações totalmente equipadas com tecnologia de primeira linha; Fortemente comprometido com a excelência clínica, o Hospital de Braga assume a qualidade e segurança como prioridades, apostando na formação e no desenvolvimento contínuo dos seus profissionais. O Hospital de Braga pretende constituir uma bolsa de recrutamento de Enfermeiros (m/f) para desenvolver atividades nos diversos serviços integrados numa dinâmica hospitalar.
Requisitos
- Licenciatura em Enfermagem
- Experiência profissional na área é valorizada
- Estágio Curricular no Hospital de Braga (preferencial)
- Disponibilidade para trabalhar por turnos
- Disponibilidade imediata
- Residente na zona de Braga
Competências
- Atenção ao cliente
- Planeamento e Organização
- Capacidade de análise e identificação de prioridades
- Orientação para a mudança
- Orientação para a qualidade
- Espírito de equipa
Todas as questões deverão ser dirigidas ao Hospital de Braga.
Veja os Gostos, Comentários e Partilhas no nosso Facebook.