É já no próximo dia 31 de maio que serão apresentados publicamente os primeiros resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF), numa conferência que terá lugar no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Os resultados a apresentar vão incidir sobre as desigualdades sociodemográficas da distribuição do estado de saúde, dos determinantes de saúde e fatores de risco e dos cuidados de saúde da população residente em Portugal em 2015.
A “1ª Conferência Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico: um olhar atento à saúde dos portugueses” contará com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais, nomeadamente Hanna Tolonen, investigadora do Instituto Nacional de Saúde e Bem-estar da Finlândia. A inscrição no evento é gratuita mas sujeita a registo prévio através do seguinte endereço de correio eletrónico: insef@insa.min-saude.pt.
Promovido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, o INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública. Tem como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo, sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde, com uma componente objetiva de exame físico.
Ao longo das 40 semanas em que decorreu o trabalho de recolha de dados no terreno, e no qual estiveram envolvidos cerca de 200 profissionais em todo o país, foram realizados mais de 30 mil telefonemas e 5881 marcações que permitiram recrutar 4937 participantes, ultrapassando a meta prevista de incluir neste estudo 4200 pessoas residentes em Portugal. Todas as regiões onde decorreu o Inquérito registaram taxas de participação acima das metas iniciais.
O INSEF está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Norueguês de Saúde Publica e em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e com as Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Este Inquérito tem um financiamento de cerca de um milhão e meio de euros, dos quais 85 por cento são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública das EEA Grants, e 15 por cento pelo Estado Português.
Para mais informações, consultar o site do INSEF ou o programa (provisório) da 1ª Conferência Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico.