Gratuito: 5ª Reunião Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal a 13 de Outubro em Lisboa e Porto – INSA

Com o objetivo de fortalecer a comunicação entre todos os interessados nas questões da vigilância epidemiológica da gripe  e no Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG), contribuindo para a melhoria contínua do PNVG nas suas múltiplas vertentes, o Instituto Ricardo Jorge, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, promove dia, 13 de outubro, a 5ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal. A inscrição nesta iniciativa é gratuita mas sujeita a registo prévio e limitada ao número de vagas.

Inserida nas Jornadas de Doenças Infeciosas 2016, a reunião terá lugar no auditório do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, com transmissão por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira, no Porto, entre as 09:30 e as 16:00. Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição até 10 de outubro, através do preenchimento do respetivo formulário online: Inscrição – Lisboa; Inscrição – Porto (videoconferência).

“Resultados da vigilância epidemiológica da gripe na época 2015/2016”, “Vacinação antigripal” e “Novas perspetivas na vigilância da gripe e de outros vírus respiratórios” são os três principais temas serão abordados no evento. Para mais informações, consultar o programa provisório da reunião.

A Gripe é uma doença respiratória sazonal que afeta todos os invernos a população portuguesa, com especial importância nos grupos dos mais jovens e idosos e em doentes portadores de doença crónica onde pode originar complicações que conduzam ao internamento hospitalar. A vigilância da gripe a nível nacional é suportada pelo PNVG, que é reativado todos os anos a seguir ao verão.

O PNVG visa a recolha, análise e disseminação da informação sobre a atividade gripal, identificando e caracterizando de forma precoce os vírus da gripe em circulação em cada época bem como a identificação de vírus emergentes com potencial pandémico e que constituam um risco para a saúde pública. Compete ao Departamento de Doenças Infeciosas, através do seu Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe, a vigilância epidemiológica da gripe, em colaboração com o Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge.

Concurso de Enfermeiros do Hospital da Figueira da Foz: Lista de Classificação Geral Ordenada e Lista de Candidatos Excluidos por falta à Entrevista

Saiu a Lista de Classificação Geral Ordenada e Lista de Candidatos Excluidos por falta à Entrevista relativas ao Concurso de Enfermeiros do Hospital Distrital da Figueira da Foz.

«Bolsa de Recrutamento de Enfermeiros

Lista de classificação final ordenada dos candidatos à bolsa de recrutamento de enfermeiros para o HDFF, EPE (após entrevista individual efetuada aos primeiros 40 classificados na avaliação curricular conforme ata nº1 do júri) e a lista dos candidatos excluídos por terem faltado à entrevista.

Lista de Classificação Geral Ordenada.pdf

Lista de Candidatos Excluidos por falta à Entrevista.pdf

Anúncio Publicado em: 26-08-2016»

Todas as questões deverão ser dirigidas ao Hospital Distrital da Figueira da Foz

Veja todas as publicações deste concurso em:

Concurso de Enfermeiros do Hospital da Figueira da Foz

Norte em Força: Lista das 14 USF Que Transitam do Modelo A Para o Modelo B e Números de Agosto

Novas USF modelo B garantem ganhos em saúde a mais 6.000 utentes.

No cumprimento do Programa do Governo e no âmbito da expansão, reforço e qualificação da rede de Cuidados de Saúde Primários, foram homologadas catorze candidaturas a unidades de saúde familiar (USF) de modelo B.

O processo de transição, com efeito efetivo a 1 de outubro de 2016, vai permitir um ganho de cobertura de aproximadamente mais 6.000 cidadãos. Serão abrangidos, no total, 170 mil utentes, com atribuição de uma equipa de saúde familiar e efetivos ganhos assistenciais e em saúde.

As candidaturas distribuem-se, regionalmente, da seguinte forma:

Norte

  • USF Hygeia – Vale do Sousa Norte
  • USF São Lourenço – Braga
  • USF Viatodos – Barcelos/Esposende
  • USF AmareSaúde – Gerês/Cabreira
  • USF D`As Terras de Lanhoso – Gerês/Cabreira
  • USF Novo Sentido – Porto Oriental
  • USF União Penafidelis – Vale do Sousa Sul
  • USF Ermesinde – Maia/Valongo
  • USF Corino de Andrade – Póvoa de Varzim/Vila do Conde
  • USF Vil´Alva – Santo Tirso/Trofa
  • USF Aníbal Cunha – Porto Ocidental
  • USF La Salette – Aveiro Norte

Centro

  • USF Montemuro

Lisboa e Vale do Tejo

  • USF Santo Condestável

O modelo B de USF é aquele em que equipas com maior amadurecimento organizacional e   maiores   exigências   de   contratualização garantem maior disponibilidade e flexibilidade, para atingir níveis avançados de acessibilidade, desempenho, eficiência económica e resultados, com acréscimo de risco e responsabilidade.

Com esta iniciativa, reafirma o Ministério de Saúde a sua aposta no relançamento da reforma dos Cuidados de Saúde Primários, convicto de que este contexto de cuidados é fundamental para a promoção da equidade e garantia da sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde.

O Despacho n.º 6739-A/2016, publicado em Diário da República, no dia 20 de maio, fixa em 25 o número máximo de USF que deverão transitar do modelo A para o modelo B no ano de 2016, bem como em 30 o número máximo de novas USF.

Alguns números (agosto 2016)

  • N.º total de USF atual – 455
  • Com estas 14 USF, passa a haver 223 USF modelo B e 232 modelo A.
  • N.º total de utentes inscritos nas USF: 5.413.472 inscritos
  • Em modelo A: 2.404.550 inscritos
  • Em modelo B: 3.014.922 inscritos
  • Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados: 4.687.743 inscritos

Veja as publicações relacionadas:

Despacho n.º 6739-A/2016 – Número Máximo de Unidades de Saúde Familiar (USF) a Constituir e Número Máximo de USF Que Transitam do Modelo A Para o Modelo B no Ano de 2016

Nomeação dos Membros do Conselho de Administração do CH Tâmega e Sousa

Veja as notas curriculares.

Carlos Alberto Vaz Nomeado Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste

Veja a Nota Curricular.

Exoneração, Mobilidade, Cedências de Interesse Público, Redução de Horário, Acumulações e Trabalho a Tempo Parcial de Enfermeiros e Outros Funcionários de 24 a 26/08/2016