Relatório ESPAD: Tabaco e álcool descem entre estudantes

ESPAD revela declínio em tabaco e álcool. Alerta para novas drogas.

O relatório do Projeto Europeu para o Estudo do Álcool e Outras drogas em Meio Escolar (ESPAD), apresentado esta terça-feira, 20 de setembro, indica que o consumo de tabaco e álcool entre os estudantes de 15/16 anos está a revelar sinais de declínio.

No entanto, crescem preocupações relativas aos desafios colocados pelas novas drogas e os novos comportamentos aditivos. O uso geral de drogas ilícitas apresenta-se estável, após os anteriores aumentos (1995-2003), mas em níveis elevados.

O estudo, publicado em colaboração com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA), com o apoio do Swedish Council for Information on Alchool and Other Drugs (Conselho Sueco para a Informação sobre Álcool e outras Drogas), tem por base um inquérito de 2015, realizado em 35 países europeus, incluindo 24 Estados-Membros da União Europeia.

O relatório revela a evolução dos consumos de álcool, tabaco, tranquilizantes/sedativos, inalantes, drogas e outros comportamentos aditivos, como o uso de internet, ou a prática de gaming e gambling (jogo a dinheiro), entre os alunos que completaram 16 anos em 2015, nos 35 países europeus participantes. As amostras representativas, a nível nacional, incluíram mais de 96 mil alunos.

Em Portugal, é promovido pelo SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (Ministério da Saúde), em articulação com a Direção-Geral de Educação e a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (Ministério da Educação).

Tal como nos anos anteriores, foi assegurada a representatividade para os alunos do ensino público de cada um dos grupos etários dos 13 aos 18 anos e por sexo em cada grupo etário, a nível de Portugal Continental. Em 2015 participaram cerca de 530 escolas e mil turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, num total de 20 mil alunos, dos quais 18.111 completavam 13 a 18 anos em 2015.

Os resultados do inquérito, que já se realiza há 20 anos, foram apresentados nas novas instalações do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa.

Consulte:

Relatório ESPAD 2015 – http://www.espad.org/report/home/ (em inglês)