Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Notificação da Publicitação da Segunda Lista de Classificação Final dos Candidatos Admitidos

Caros seguidores e amigos:

Acaba de sair – fora de horas – o aviso que abaixo transcrevemos e disponibilizamos.

O site do INEM ainda não está a disponibilizar a segunda lista como este aviso do Diário da República faz crer. Logo que saia publicaremos.

Não se esqueça que tem 10 dias úteis para se pronunciar, como consta neste aviso, veja:

«SAÚDE

Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P.

Aviso n.º 12467-A/2016

Segunda notificação da publicitação da Lista de Classificação Final dos candidatos admitidos ao Concurso para preenchimento de 80 postos de trabalho, da carreira especial de enfermagem, do mapa de pessoal do Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P., na categoria de enfermeiro — Referência ENF-INEM01/2015.

Nos termos da alínea d) do n.º 2 do artigo 22.º e do artigo 23.º da Portaria n.º 250/2014, de 28 de novembro, informa-se que a segunda lista de classificação final dos candidatos admitidos ao procedimento concursal comum com a Refª ENF-INEM 01/2015, para ocupação de 80 postos de trabalho da carreira especial de enfermagem, na categoria de enfermeiro, do mapa de pessoal do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM, I. P.), publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 206, de 21 de outubro de 2015, através do aviso n.º 12119/2015 com a alteração introduzida pelo Aviso (Extrato) n.º 9499/2016 publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 146, de 1 de agosto de 2016, encontra-se disponível para consulta em www.inem.pt assim como em local visível e público, nas instalações deste instituto sitas na Rua Almirante Barroso, 36, 1000-013 Lisboa, constituindo o anexo da Ata n.º 15 da reunião do dia 7 de outubro de 2016 do júri do procedimento.

Os candidatos que entenderem haver razões para se pronunciarem em sede de audiência de interessados dispõem de 10 dias úteis para o fazer, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, devendo utilizar para o efeito o formulário tipo disponível no endereço eletrónico do Concurso em www.inem.pt., procedendo conforme descrito no mesmo local eletrónico, nos termos do artigo 23.º da referida Portaria. 10 de outubro de 2016. — O Coordenador do Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Sérgio Silva.»

Todas as questões deverão ser dirigidas ao Instituto Nacional de Emergência Médica.

Veja as publicações anteriores:

Tag Concurso para 80 Enfermeiros do INEM – Todas as publicações deste concurso

Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Listas de Classificação Final de Admitidos, Reprovados e Excluídos e Prazo para Reclamar

Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Alteração do Júri

Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Lista de Admitidos Que Vão à Entrevista e Lista de Excluídos

Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Listas de Classificação Após Avaliação Curricular

Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Listas de Admitidos e Excluídos Após a Audiência de Interessados (antes de corrigir)

Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Listas de Admitidos, Excluídos e Audiência de Interessados

Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Critérios de Avaliação – Ata n.º 1 e Atualização das Perguntas Frequentes

Concurso para 80 Enfermeiros do INEM: Candidatura Eletrónica, em Papel, e Perguntas Frequentes

Aberto Concurso para 80 Enfermeiros para o INEM

Urgente, 3 Dias Úteis: Aberto Concurso de TDT de Anatomia Patológica – CHVNGE

« BOLSA DE RECRUTAMENTO DE TÉCNICOS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA DE ANATOMIA PATOLÓGICA, CITOLÓGICA E TANATOLÓGICA.
Os candidatos deverão preencher o campo ‘Assunto’ da seguinte forma:
“Bolsa de Recrutamento – NOME DO CANDIDATO – Bolsa de Recrutamento de técnicos de diagnóstico e terapêutica de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica.

Publicado em 11.10.2016
Faça download dos ficheiros aqui:
  

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho

Veja todas as publicações deste concurso em:

Urgente, 3 Dias: Aberto Concurso de Assistentes Operacionais – CH Médio Tejo

CHMT Logotipo

Abriu hoje, 11/10/2016, um concurso de Assistentes Operacionais para o Centro Hospitalar do Médio Tejo.

O prazo de candidatura corre até ao dia 14/10/2016.

Veja o Aviso de Abertura

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Veja este concurso e o anterior em:

Concurso de Assistentes Operacionais do CH Baixo Vouga: Lista de Classificação Final

Saiu a Lista de Classificação Final relativa ao Concurso de Assistentes Operacionais no Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Veja a Lista de Classificação Final

Informação adicional:

«os candidatos dispõe de 10 dias úteis – 12/10/2016 a 25/10/2016 – para exercerem o direito de participação»

Todas as questões deverão ser dirigidas ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Veja todas as publicações deste concurso em:

Dia Internacional dos Cuidados Paliativos Em Tondela a 15 de Outubro

Dia Internacional dos Cuidados Paliativos - 15 de Outubro

Os Cuidados Paliativos são, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, “uma resposta às necessidades dos doentes que apresentam doença avançada, incurável e progressiva, e/ou com intenso sofrimento, com múltiplos sintomas em evolução, tendo como objetivo principal a garantia da melhor qualidade de vida aos doentes e sua família”.

Os seus pilares básicos assentam no controlo de todos os sintomas físicos e psicológicos, na comunicação eficaz e terapêutica, no cuidado à família e no trabalho em equipa interdisciplinar, em que todos se centram numa mesma missão e objetivos. É responsabilidade acrescida daqueles que trabalham em Cuidados Paliativos desmistificar mitos e preconceitos inerentes a estes cuidados de saúde, que são importantes como os preventivos, curativos ou os de reabilitação.

Neste âmbito, a equipa multidisciplinar da Unidade de Cuidados Paliativos de Tondela, vai organizar o “Dia Internacional dos Cuidados Paliativos”. Destinado aos profissionais de saúde e população em geral, o evento terá lugar no Auditório Municipal de Tondela, a 15 de Outubro, entre as 09h00 e as 15h00.

Para mais informações consulte o Programa

Documento: Processo Assistencial Integrado da Pré-Obesidade no Adulto – DGS

Processo Assistencial Integrado da Pré-Obesidade no Adulto

A obesidade apresenta-se como um dos mais sérios problemas de saúde pública. A sua prevalência triplicou, em muitos dos países europeus, desde 1980. Cerca de 20 % da população europeia é considerada como obesa. A pré-obesidade e a obesidade constituem a quinta causa de morte a nível mundial, responsáveis por 2,4 milhões de mortes entre adultos por ano.

Em Portugal existem cerca de 3,5 milhões de pessoas com pré-obesidade e cerca de 1,4 milhões de pessoas com obesidade, entre os 18 e os 65 anos. Estes números colocam Portugal a meio da tabela a nível mundial, superado pelos EUA, Grécia, Alemanha, Reino Unido, Austrália, entre outros.

Na data em que se assinala o Dia Mundial do Combate à Obesidade, a Direção-Geral da Saúde publica o Processo Assistencial Integrada da Pré-Obesidade no Adulto.

A publicação dos Processos Assistenciais Integrados (PAI) relativamente a diversas alterações do estado de saúde, doenças agudas e doenças crónicas, surge no cumprimento da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e com o objetivo de oferecer cuidados de saúde de elevada qualidade aos cidadãos.

Os Processos Assistenciais Integrados colocam o cidadão, com as suas necessidades e expectativas, no centro do Serviço Nacional de Saúde. A continuidade assistencial e a coordenação entre os diferentes níveis de cuidados, são reconhecidos como elementos essenciais para garantir que o doente recebe os melhores cuidados de saúde, atempados e efetivos.

Pretende-se proporcionar a mudança organizacional, com base no envolvimento de todos os profissionais implicados na prestação de cuidados, acreditando na sua capacidade e vontade de melhorar continuamente a qualidade e de centrar os seus esforços nas pessoas.

Os PAI são, ainda, uma ferramenta que permite analisar as diferentes componentes que intervêm na prestação de cuidados de saúde e ordenar os diferentes fluxos de trabalho, integrando o conhecimento atualizado, homogeneizando as atuações e colocando ênfase nos resultados, a fim de dar resposta às expectativas, quer dos cidadãos, quer dos profissionais de saúde.

A presente versão do Processo Assistencial Integrado da Pré-Obesidade no Adulto será periodicamente atualizada.

Veja aqui o Documento

Relatório Sobre Políticas Fiscais Para a Dieta e a Prevenção de Doenças Não Transmissíveis – OMS

OMS apela à tributação de refrigerantes para reduzir o consumo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou à tributação das bebidas açucaradas como forma de reduzir o consumo e os seus impactos na saúde, nomeadamente no aumento da obesidade, da diabetes e das cáries dentárias.

A OMS estima que uma política fiscal que aumente, pelo menos em 20%, o preço a retalho das bebidas açucaradas resultará numa redução proporcional do consumo desses produtos.

Os dados constam do relatório intitulado “Políticas Fiscais para a Dieta e a Prevenção de Doenças não Transmissíveis”, divulgado pela agência das Nações Unidas para a Saúde.

De acordo com o documento, a redução do consumo de bebidas açucaradas significa uma menor ingestão de “açúcares livres” e de calorias, uma melhoria nutricional e uma queda do número de pessoas a sofrer de excesso de peso, obesidade, diabetes e cáries dentárias.

Os açúcares livres são monossacarídeos (como a glucose e a frutose) e dissacarídeos (como a sacarose ou o açúcar de mesa) adicionados aos alimentos e bebidas pelo fabricante, cozinheiro ou consumidor, assim como os açúcares naturalmente presentes no mel, xaropes, sumos de fruta e sumos de fruta concentrados.

“O consumo de açúcares livres, incluindo produtos como bebidas açucaradas, é um fator importante no aumento global da obesidade e da diabetes”, referiu Douglas Bettcher, diretor do Departamento de Prevenção de Doenças Não-Transmissíveis da OMS, citado no comunicado.

Além de propor a tributação dos alimentos e bebidas para os quais existem alternativas mais saudáveis, o relatório agora divulgado sugere a concessão de subsídios aos legumes e frutas frescas que permitam reduzir os preços em 10 a 30% para aumentar o seu consumo.

A OMS recorda que mais de um em cada três adultos tem excesso de peso e que a prevalência da obesidade mais do que duplicou desde 1980.

O excesso de peso nas crianças também está a aumentar em todas as regiões do mundo. Globalmente, estima-se que 42 milhões de crianças com idades inferiores a 5 anos tenham excesso de peso ou obesidade, um aumento de cerca de 11 milhões nos últimos 15 anos.

De destacar também o número de pessoas que vivem com diabetes, número que tem vindo a aumentar, de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014, prevendo-se que a doença tenha sido diretamente responsável por 1,5 milhões de mortes só em 2012.

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial da Saúde > Relatório sobre políticas fiscais para a dieta e a prevenção de doenças não transmissíveis – em inglês