Site icon A Enfermagem e as Leis

Projeto “Ver o Futuro”: ULS Litoral Alentejano Oferece Lentes e Armações a Estudantes Carenciados Dos 3 Aos 18 Anos

No âmbito do projeto “Ver o Futuro”, a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) vai oferecer lentes e armações a estudantes, dos três aos 18 anos, com problemas de saúde visual, cujas famílias não tenham capacidade financeira para comprar óculos.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, Paulo Espiga, o projeto “Ver o Futuro” nasceu da verificação, através do trabalho da equipa de Saúde Escolar, que “há alguns jovens que têm problemas de saúde visual graves, mas que os pais não têm capacidade para adquirir óculos”.

Isso compromete não só a visão, que se vai degradando, como o percurso escolar, afirma o responsável, indicando que o projeto está enquadrado como iniciativa de responsabilidade social da ULSLA.

Após referenciados e com a situação de incapacidade económica devidamente validada por assistentes sociais, aos jovens, dos 3 aos 18 anos, que frequentem a escola são oferecidas as armações e as lentes.

“Arranjámos um parceiro, que nos vai fornecer as lentes e os óculos a preço de custo e assim garantimos que estas crianças têm a sua saúde visual identificada e tratada”, explicou Paulo Espiga.

O projeto prevê que, uma semana após a referenciação, os jovens tenham uma consulta de oftalmologia nos serviços da ULSLA, sendo-lhes fornecidos os óculos num prazo de um mês.

Visite:

Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano – http://www.hlalentejano.min-saude.pt/

Exit mobile version