Aberto Concurso de Enfermeiros – ULS Litoral Alentejano

Foi publicado hoje, 13/12/2016, um aviso de abertura de concurso para reserva de recrutamento de Enfermeiros para a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

O prazo para concorrer são 5 dias úteis após a data de publicação.

O dia de hoje não deve contar para o prazo como dia útil, uma vez que o aviso foi colocado no site após as 16 horas (visitamos o site a essa hora e não constava).

Ainda assim, por precaução, indicamos a data de 19/12/2016 como data limite, que ainda poderemos rever se tivermos informação da ULSLA.

Aviso Nº. 13/2016 – Reserva de recrutamento para contratação  de Enfermagem

Formulário de Candidatura

«Publicado a 13-12-2016»

Todas as questões deverão ser dirigidas à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

Também esteve aberto um concurso de Enfermeiros nesta Instituição em Fevereiro deste ano de 2016, veja todas as publicações em:

Concurso de Enfermeiros da ULS Litoral Alentejano

Concurso de Enfermeiros do CH Póvoa Vila do Conde: Lista Definitiva de Classificação Final

Página Inicial

Saiu a Lista Definitiva de Classificação Final – Ata n.º 6 relativa ao Concurso de Enfermeiros no Centro Hospitalar Póvoa Vila do Conde.

Ata nº6 – Lista definitiva de classificação final

Todas as questões deverão ser dirigidas ao Centro Hospitalar Póvoa Vila do Conde.

Veja os Gostos, Comentários e Partilhas no nosso Facebook (publicação de abertura).

Veja todas as publicações deste concurso em:

Urgente, 3 Dias Úteis: Aberto Concurso de TDT de Fisioterapia – CHVNGE

Foi publicado hoje, 13/12/2016, o aviso de abertura de um Concurso para Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica de Fisioterapia no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho.

O prazo para concorrer são 3 dias úteis. Termina a 15/12/2016.

O dia de hoje conta como dia útil, mas não devia contar, uma vez que o aviso foi colocado no site após as 16 horas (visitamos o site a essa hora e não constava). Para contar como dia útil o aviso deveria estar publicado desde manhã cedo, antes das 9 horas.

Veja aqui o Aviso de Abertura

Informação adicional:

« BOLSA DE RECRUTAMENTO DE TÉCNICOS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA – FISIOTERAPEUTAS.

Os candidatos deverão preencher o campo ‘Assunto’ da seguinte forma:
“Bolsa de Recrutamento – NOME DO CANDIDATO – Bolsa de Recrutamento de técnicos de diagnóstico e terapêutica – Fisioterapeutas”

Publicado em 13.12.2016 
»

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho

Veja todas as publicações deste concurso em:

Cuidado Centrado na Funcionalidade: Enfermagem do CHUC Reduz Declínio Funcional de Idosos Internados

Enfermagem do CHUC reduz declínio funcional de idosos internados

O serviço de enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai implementar, em 2017, o programa Cuidado Centrado na Funcionalidade, que pretende reduzir o declínio funcional dos idosos internados naquela unidade de saúde.

A implementação deste programa, que abrange 2.700 profissionais, resulta de um estudo pioneiro em Portugal realizado este ano no CHUC por um grupo de enfermeiros, explicou António Marques, Enfermeiro Diretor do centro hospitalar. O projeto insere-se na linha estratégica da investigação em cuidados de enfermagem, acrescentou.

O estudo abrangeu as quatro enfermarias de Medicina A dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que são as áreas com mais idosos, dividido por um grupo de controlo, em que foi mantida a prática habitual, e outro caso, no qual foi implementado o programa educativo Cuidado Centrado na Funcionalidade.

Os dados foram recolhidos em quatro momentos (até duas semanas antes da hospitalização, entre o terceiro e o quinto dia de internamento, na alta e três meses após a alta), numa amostra de 101 idosos internados.

De acordo com António Marques, o estudo confirmou que “mais de metade dos utentes tem uma perda de funcionalidade a partir da linha de base que lhe foi diagnosticada até ter alta hospitalar”.

“Constatámos ainda que 41,6% das pessoas incluídas no estudo não recuperaram o estado funcional que tinham antes da hospitalização e o que é curioso é que estas pessoas recorrem muito mais ao serviço de urgência após terem alta do que as pessoas que não tiveram episódios de internamento”, salientou.

O Enfermeiro Diretor dos CHUC salientou que o “cidadão que foi cuidado no hospital e teve declínio na funcionalidade procurou a urgência 39,6% a mais, em comparação com aquele que não teve declínio”.

O objetivo da implementação do programa Cuidado Centrado na Funcionalidade é aumentar a taxa de funcionalidade do idoso, uma vez que o “declínio é fator preditor para recorrer mais à urgência”.

“É um trabalho muito recente e temos de estabelecer um rumo realista, não sei qual a percentagem que podemos estimar ganhar neste domínio, mas estou convencido, por causa de resultados comparados a outros níveis, que, no mínimo, somos capazes de conseguir mais de 10% de recuperação da funcionalidade”, sublinhou António Marques.

Desde 2012, com a criação de um núcleo de investigação em enfermagem, que o CHUC tem desenvolvido um plano estratégico que contempla 30 projetos de melhoria, que, segundo António Marques, apresentam uma taxa de consecução de 94%.

Entre eles, destacam-se também o projeto do Sistema de Classificação de Doentes por Graus de Dependência dos Cuidados de Enfermagem, para a determinação da carga de trabalho, que tornou o CHUC no “maior produtor de dados do país”.

Os dados, de acordo com o Enfermeiro Diretor dos CHUC, revelaram um desagravamento da sobrecarga de trabalho dos enfermeiros e a qualidade e fiabilidade dos serviços subiu de 42 para 88%, “o melhor resultado no país”.

Outro dos projetos com grande impacto prende-se com o internamento de pessoas dependentes, em que, nos últimos quatro anos, foram introduzidas medidas corretivas que permitiram aumentar o número de serviços de excelência (acima de 90%) e reduzir a zero os que estavam abaixo de 75%.

O projeto “Sucesso e Benchmarking”, que visou a partilha de experiências bem-sucedidas e a sua adaptação em diversos contextos, contou com a apresentação de 56 iniciativas e a participação de 1.106 enfermeiros, culminando na publicação de duas coletâneas de comunicações.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE – http://www.chuc.min-saude.pt

Circular Informativa Infarmed: Medicamentos injetáveis contendo metilprednisolona no tratamento de doentes alérgicos às proteínas do leite de vaca – início da revisão de segurança

Circular informativa 170/CD/550.20.001 Infarmed de 09/12/2016
Para: Divulgação geral
Tipo de alerta: med
Contactos
  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444
13 dez 2016

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) iniciou a revisão de segurança dos medicamentos injetáveis (para administração intravenosa e/ou intramuscular) contendo metilprednisolona como substância ativa e lactose como excipiente (a qual pode conter vestígios de proteínas do leite de vaca).

Estes medicamentos são utilizados no tratamento de reações alérgicas graves e agudas.

Esta revisão deveu-se às notificações de reações alérgicas em doentes tratados com estes medicamentos e que eram simultaneamente alérgicos às proteínas do leite de vaca. Aparentemente estes medicamentos causaram, por si só, uma reação alérgica nestes doentes, a qual foi confundida com o agravamento do diagnóstico inicial, o que levou à administração de doses adicionais do medicamento.

A EMA irá avaliar os dados disponíveis sobre o risco de reações alérgicas a estes medicamentos em doentes mais sensíveis e a possível confusão entre a sintomatologia inicial a tratar e a reação ao medicamento.

É expectável que a conclusão desta revisão possa contribuir também para o trabalho em curso relativo à melhoria da informação aos doentes e profissionais de saúde sobre todos os medicamentos que contêm lactose como excipiente.

A alergia às proteínas do leite de vaca afeta uma percentagem pequena da população (cerca de 2 a 50 pessoas em cada 1000) e não deve ser confundida com a intolerância à lactose.

O Presidente do Conselho Diretivo

Henrique Luz Rodrigues

Concurso de Técnicos Superiores de Serviço Social do CHTMAD: Lista de Classificação Final

Saiu a Lista de Classificação Final relativa ao concurso de Técnicos Superiores de Serviço Social no Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro.

Ata n.º 4

Lista de Classificação Final

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro.

Veja todas as publicações deste concurso em:

Aberto Concurso para Técnico Superior de Investigação Clínica – IPO de Lisboa

 ABERTURA DE UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELECÇÃO

STUDY COORDINATOR – UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E., pretende recrutar pessoal Técnico Superior com funções de Study Coordinator, em regime de Contrato Individual de Trabalho por tempo indeterminado.

Requisitos:

  • Licenciatura em Ciências Sociais ou Ciências da Saúde;
  • Formação específica em ensaios clínicos;
  • Experiência mínima de 3 anos como assistente de investigação Clínica, monitor ou coordenador de estudos, sendo preferencial a experiência nas áreas de Oncologia e Hematologia;
  • Fluência, oral e escrita, em inglês e outra língua (preferencialmente francês ou espanhol);
  • Competências informáticas, sobretudo ao nível dos sistemas informatizados de recolha de dados – EDC (Electronic Data Capture: Inform; Medidata Rave, etc.);
  • Noções fundamentais de metodologia científica;
  • Conhecimento da legislação aplicável aos ensaios clínicos;
  • Conhecimento das entidades reguladoras internacionais envolvidas na condução de ensaios clínicos, incluindo os seus guias e diretrizes: FDA, EMEA, GCP/ICH;
  • Conhecimento das autoridades e entidades reguladoras nacionais envolvidas na condução de ensaios clínicos: INFARMED, CEIC, CNPD;
  • Boa capacidade organizativa de resolução de problemas, e competência inter-relacional e de comunicação (com as equipas de investigação e com os doentes).

As candidaturas devem ser formalizadas, até dia 19 de dezembro de 2016, a contar da publicação do presente aviso, para o correio eletrónico rhrecrutamento@ipolisboa.min-saude.pt, mediante remessa do Curriculum Vitae detalhado e cópia do Certificado de Habilitações.

No assunto de correio eletrónico deverá ser feita a referência expressa a «TS_STUDY COORDINATOR_DEZ_UIC_2016»

TODAS AS CANDIDATURAS QUE NÃO TENHAM EM ANEXO O CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES, NÃO SERÃO TIDAS EM CONSIDERAÇÃO.

Lisboa,12 de dezembro de 2016