Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água e desde então todos os anos este dia é celebrado. O programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde atribui a maior importância à água, como elemento central para a saúde e combate à doença.
A água que está no centro da roda dos Alimentos. Hoje sabemos que quem bebe maiores quantidades de água diariamente, ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol.
Por esse motivo, se chama a atenção a atenção para a necessidade das escolas e outros locais públicos terem uma verdadeira política de disponibilização de água e sua promoção.
Saiba mais em no blogue Nutrimento.
Informação do Portal SNS:
Consumo regular de água é fundamental para uma vida saudável
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água e desde então todos os anos este dia é celebrado.
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), tem dado a maior importância à água, como elemento central para a saúde e combate à doença. A água que está no centro da roda dos Alimentos.
O consumo regular de água é fundamental para promover uma alimentação saudável.
Somos constituídos essencialmente por água, sendo por isso essencial à vida. A água é a principal constituinte celular, serve de meio de transporte dos nutrientes e está envolvida em todas as reações metabólicas do organismo.
A não ingestão de água torna mais difícil a regulação da temperatura corporal e o normal funcionamento dos órgãos, dificultando o controlo do peso corporal.
A desidratação, provocada pela ausência da ingestão de líquidos ao longo do dia e, em particular, quando a atividade física aumenta, pode ser responsável por sintomas como dores de cabeça e cansaço afetando também a capacidade de concentração, atenção e memória.
Hoje sabemos que quem bebe maiores quantidades de água diariamente, ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol.
Por esse motivo, o PNPAS tem chamado a atenção para a necessidade das escolas e outros locais públicos terem uma verdadeira política de disponibilização de água e sua promoção.
Para saber mais, consulte:
Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – www.alimentacaosaudavel.dgs.pt