A nova central de colheitas do Serviço de Patologia Clínica do Hospital de Santa Maria (HSM), em Lisboa, já está em atividade, desde o dia 30 de março, na recém-inaugurada área de ambulatório (ex-farmácia comercial), onde atualmente, já funciona o balcão de dispensa de medicamentos do Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica, área com excelentes condições de trabalho e de atendimento, no exterior do edifício.
De acordo com um comunicado emitido pelo Hospital Santa Maria, que integra o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), estas são duas áreas primordiais dentro da prestação de cuidados ambulatórios, com uma ampla afluência diária de doentes e acompanhantes, sendo que, na central de colheitas, a média diária tem sido aproximadamente de 650 utentes.
A nova central irá disponibilizar 11 postos de colheita, mobilados e equipados de acordo com renovados padrões de qualidade.
A decisão de criação de um novo espaço baseou-se nos constrangimentos funcionais outrora existentes, consequentes do amplo número de atendimento diário de utentes em espaços com limitações de vária ordem, localizada no interior do edifício e numa área de intensa circulação de doentes e profissionais, lê-se na nota do CHLN.
A decisão de criação de um novo espaço baseou-se nos constrangimentos funcionais outrora existentes, consequentes do amplo número de atendimento diário de utentes em espaços com limitações de vária ordem, localizada no interior do edifício e numa área de intensa circulação de doentes e profissionais.
Assim, a nova central de colheitas do Serviço de Patologia Clínica do HSM, reflete uma clara melhoria nas condições de atendimento aos utentes de ambulatório, visa a melhoria da qualidade da prestação de cuidados, o aumento da segurança e das boas práticas clínicas e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais, inserindo-se numa linha estratégica prioritária assumida pelo órgão gestionário, no que à humanização e acessibilidade diz respeito.
Para saber mais, consulte:
Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE – http://www.chln.min-saude.pt/