“Vencer o Sedentarismo… Adeus Depressão!” é o lema de 2017
O Dia Mundial do Médico de Família assinala-se a 19 de maio, desde 2010, promovido pela Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors – WONCA), tornando-se um dia para destacar o papel e o contributo dos médicos de família nos sistemas de saúde em todo o mundo e celebrar os progressos em medicina familiar.
“Vencer o Sedentarismo… Adeus Depressão!” é o lema do Dia Mundial do Médico de Família escolhido para 2017.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar celebra este dia com várias iniciativas centradas na promoção da atividade física regular, dentro das unidades de saúde onde trabalham e na comunidade.
Sempre com a tónica no aconselhamento para a redução do sedentarismo e procurando explicar que uma vida ativa e feliz é o antídoto por excelência contra a depressão, a perturbação mental mais prevalente entre os portugueses – atinge quase 10% da população, segundo dados do Relatório «Portugal Saúde Mental em Números, 2015» – e com um impacto significativo no consumo de psicofármacos.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Médico de Família, a Direção-Geral da Saúde recorda, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, que o médico de família pode aconselhar a prática de exercício físico para prevenir e tratar doenças, tal como prescreve medicamentos.
A prática regular de exercício pode ajudar a prevenir o aparecimento de algumas doenças crónicas e ser um importante coadjuvante no seu tratamento.
Para saber mais, consulte:
- Organização Mundial de Médicos de Família – http://www.globalfamilydoctor.com/ – em inglês
- Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – http://www.apmgf.pt/
- Direção-Geral da Saúde – Notícias