Documento: Como lidar com um desastre natural – DGS / Ordem dos Psicólogos Portugueses

Como lidar com um desastre natural

Vivenciar um desastre natural, nomeadamente um incêndio, pode afetar a nossa saúde e o nosso bem-estar psicológico. É importante conhecer as respostas usuais a estes eventos e as estratégias que permitam lidar de forma mais eficaz com os sentimentos, pensamentos e comportamentos provocados pelo mesmo.

Este documento foi desenvolvido de forma conjunta entre a Direção-Geral da Saúde e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, destina-se a quem vivenciou um desastre natural e a todos aqueles que possam de alguma forma intervir ou relacionar-se com as pessoas afetadas, apresentando recomendações para melhor lidar com as emoções após um desastre Natural.”

Peter Jordan é o novo presidente do Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge

imagem do post do Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge com novo presidente

26-06-2017

Peter Jordan, investigador do Departamento de Genética Humana, foi eleito presidente do Conselho Científico (CC) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge para o triénio 2017-2020, substituindo no cargo Manuela Caniça, investigadora do Departamento de Doenças Infeciosas. O CC é o órgão responsável pela apreciação e acompanhamento das atividades de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico do Instituto Ricardo Jorge.

Composto por todos os que, a qualquer título, incluindo o de bolseiro, exerçam atividade no Instituto Ricardo Jorge, desde que estejam habilitados com o grau de doutor ou equivalente, compete ao CC emitir parecer sobre o orçamento, o plano e o relatório anual de atividades, assim como exercer, em relação à carreira de investigação, as competências que lhe estão cometidas. Este órgão pronuncia-se ainda sobre todas as questões que lhe sejam submetidas pelo Conselho Diretivo.

O presidente do CC é eleito por escrutínio secreto e por maioria simples dos votos expressos, diretamente de entre os seus membros, tendo o mandato a duração de três anos, renovável por idênticos períodos, num máximo de dois mandatos. O CC funciona em sessões plenárias ou em secções, consoante a natureza dos assuntos a apreciar e nos termos do respetivo regulamento interno.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Bona e doutorado em Biologia pelo Centro Alemão de Investigação de Cancro e a Universidade de Heidelberg, Peter Jordan ingressou no Instituto Ricardo Jorge, como investigador, em 1993. Tem desenvolvido o seu trabalho na área da genética molecular do cancro com foco no processamento de estímulos de crescimento das células do cancro coloreta

Com pós-doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Peter Jordan obteve, em 2009, aprovação nas provas públicas de habilitação para o exercício de funções de coordenação científica no Instituto Ricardo Jorge. No Departamento de Genética Humana, é responsável pelo grupo de investigação em biologia molecular e celular do cancro e vias de transdução de sinal e patologias associadas.

Concursos Públicos de Materiais e Afins na Área da Saúde em 26/06/2017

Orientação DGS: Asma – descrição, diagnóstico diferencial, comorbilidades e codificação

Orientação dirigida às Direções Clínicas das Instituições Hospitalares, Conselhos Clínicos e de Saúde dos ACES e Profissionais de Saúde do Sistema de Saúde.

Orientação nº 011/2017 DGS de 26/07/2017

Asma – descrição, diagnóstico diferencial, comorbilidades e codificação

Aberto Concurso Para Técnico Superior de Informática – CHVNGE

«BOLSA DE RECRUTAMENTO PARA TÉCNICO SUPERIOR – ÁREA DE INFORMÁTICA

No assunto de correio eletrónico deverá ser feita a referência expressa a “ Bolsa de Recrutamento _ TS/RH/03/2017”.

O procedimento é válido pelo período de 12 meses a contar da data da publicação do presente aviso, reservando ao CHVNG/E, E.P.E. o direito de não proceder a qualquer recrutamento.

Publicado em 26.06.2017

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho

Veja todas as publicações deste concurso em:

Aberto Concurso de TDT de Fisioterapia – CHUC

Foi publicado hoje, 26/06/2017, o Aviso de Abertura de um Concurso para Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica de Fisioterapia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra:

O Prazo para concorrer são 5 dias úteis.

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Veja todas as publicações deste concurso em: