Vídeo: Perigos do sal – propostas da DGS para reduzir o sal na alimentação

O consumo excessivo de sal pela população é um dos maiores riscos de saúde pública em Portugal. O sal, quando consumido em excesso pode aumentar o risco de aparecimento e/ou progressão de diversas doenças como cancro, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de sal de cozinha não exceda 5 g. Em média, os portugueses consomem o dobro.

Saiba como reduzir o sal na sua alimentação, de uma forma simples e rápida, com o vídeo que tem o apoio do PNPAS e da DGS:

 

Para saber mais, consulte:

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – www.alimentacaosaudavel.dgs.pt

Revista dedicada à atividade física e saúde – DGS / Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Revista dedicada à atividade física e saúde

“Qual a relação entre a prática regular de atividade física e a saúde? O que é a Medicina do Exercício? Quem pode e deve fazer o aconselhamento e a prescrição de exercício físico?”. Estas são algumas das questões respondidas pelo número da revista Factores de Risco inteiramente totalmente dedicada à atividade física e exercício, com artigos sobre o papel do Médico, do Fisiologista do Exercício, e de diferentes profissionais de saúde, entre outros temas. Trata-se de uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia em parceria com Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional opara a Promoção da Atividade Física, e Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.

Consulte aqui esta edição da revista Factores de Risco.


Informação do Portal SNS:

SPC disponibiliza publicação dedicada à atividade física e saúde

«Qual a relação entre a prática regular de atividade física e a saúde? O que é a Medicina do Exercício? Quem pode e deve fazer o aconselhamento e a prescrição de exercício físico?». Estas são algumas das questões respondidas pelo número da revista «Factores de Risco» inteiramente dedicado à atividade física e ao exercício.

Trata-se de uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em parceria com Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, e a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva.

Os temas representados nesta publicação são uma amostra do que já foi feito e do que ainda é possível fazer nesta área, abrangendo várias especialidades da medicina e vários contextos onde esta se exerce, com destaque para a medicina desportiva, a cardiologia e a medicina geral e familiar, mas incluindo também reflexões sobre o papel de outros profissionais de saúde, como o enfermeiro e o fisioterapeuta.

Esta publicação representa um recurso importante para todos quantos participam na missão de contribuir para um país com cidadãos mais ativos, e também mais intervenientes, envolvidos e comprometidos com a redução do sedentarismo em todas as oportunidades da vida diária.

Para saber mais, consulte:

Agência Europeia Medicamento no Porto

13/07/2017

Candidatura portuense foi aprovada em Conselho de Ministros

O Conselho de Ministros decidiu candidatar a cidade do Porto para acolher a sede da Agência Europeia de Medicamento (EMA), anunciou hoje a Ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques.

No final da reunião do Conselho de Ministros, que decorreu a 13 de julho, a Ministra da Presidência referiu que foi decidido que o Porto é a cidade portuguesa que «apresenta melhores condições para acolher a sede daquela instituição».

«O Porto está mais próximo do centro da Europa, está mais perto do centro da Península (Ibérica)», sublinhou, por seu lado, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Fonte: Lusa

Hospital de Vila Real adquire novo equipamento de TAC

13/07/2017

O Serviço de Imagiologia da unidade de Vila Real, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), adquiriu um novo equipamento de tomografia axial computorizada (TAC), que permite mais e mais diferenciados exames, emite menos radiação e poupa energia.

De acordo com o CHTMAD, o novo equipamento está dotado de tecnologia mais recente que permite emitir menos radiação, obtendo imagens de forma mais rápida e com excelente qualidade de diagnóstico, possui maior capacidade para a realização de estudos angiográficos não invasivos de maior qualidade e possibilita, também, a realização de colonoscopias virtuais como método de rastreio do cancro do cólon que, até então, não se realizavam nesta instituição.

A colocação deste novo equipamento não teve custos adicionais para o CHTMAD e vai permitir, também, a poupança de energia, bem como de consumíveis nesta unidade hospitalar.

O CHTMAD conta terminar a instalação de um outro equipamento de TAC, durante os próximos meses, com características equivalentes, na unidade hospitalar de Lamego.

Visite:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro  – http://www.chtmad.min-saude.pt

Concurso Para TDT de Radiologia do CHTMAD: Lista de Admitidos e Excluídos, Data e Hora das Entrevistas

«Técnico de Diagnóstico e Terapêutica na área de Radiologia

AVISO
LOCAL DA ENTREVISTA – Edifício da Cozinha – Salas de Formação Piso1

Veja todas as publicações deste concurso em:

Concurso Para 100 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar do INEM: Retificada a Lista de Resultados da Avaliação Curricular

«Lista de Resultados da 2.ª Fase de Seleção – Avaliação Curricular Retificada (Anexo II à ata n.º 27, de 12 de julho de 2017)

Atento o facto de terem sido detetadas incongruências entre os elementos evidenciados pelos diversos candidatos na respetiva candidatura, e as classificações contabilizadas, o Júri deliberou proceder a nova Avaliação Curricular de todos os candidatos admitidos ao presente Método de Seleção, cuja lista torna pública e constitui anexo II à Ata n.º 27, de 12 de julho de 2017.

Deliberou ainda considerar sem efeito as alegações já apresentadas na fase de audiência previa relativa ao Método em causa, procedendo à notificação de todos os candidatos.

Todos os candidatos interessados que entenderem haver razões atendíveis para o efeito, conforme notificação eletrónica remetida, dispõem de 10 dias úteis, contados da data daquela notificação, para se pronunciar, mediante preenchimento de Formulário de Audiência de Interessados disponibilizado na página, dirigindo-os para o e-mail concursoteph2017@inem.pt »

Todas as questões deverão ser dirigidas ao INEM.

Veja todas as publicações deste concurso em: