O Referencial de Educação para a Saúde e as questões da alimentação saudável – DGS / SICAD

O Referencial de Educação para a Saúde e as questões da alimentação saudável

A Direção-Geral da Saúde e o SICAD colaboraram com o Ministério da Educação na produção de uma ferramenta pedagógica que poderá ser utilizada no ensino de temas de saúde em todas as escolas do país e em diferentes níveis de ensino.

Na área da alimentação,  introduzem-se novos temas que permitem abordagens verdadeiramente novas em educação alimentar. Temas como o “Direito à Alimentação”  reconhecendo-o como um direito humano consagrado pelas Nações Unidas ou “Reconhecer o papel do cidadão e das suas escolhas alimentares na sustentabilidade ambiental” são oportunidades para escolas e educadores fazerem uma verdadeira revolução nesta área de ensino.

Para compreender melhor o tema da “Educação Alimentar” neste Referencial descrevemos de formas simplificada, objetivos e principais objetivos nas próximas imagens aqui.

OMS Europa e GOARN escolhem Portugal para formação em emergência

Informação da DGS:

OMS Europa e GOARN escolhem Portugal para formar respostas a emergência

A Global Outbreak Alert and Response Network (GOARN), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa, realizou, entre 9 e 15 de julho, uma ação de formação intensiva de 24 especialistas em saúde pública de 22 países para melhorar a resposta rápida e efetiva ao campo de surtos e emergências de saúde.

Esta formação teve lugar em Lisboa e Évora, numa organização da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Ricardo Jorge, da Administração Regional de Saúde do Alentejo e respetivo Departamento de Saúde Pública, do Hospital Espirito Santo de Évora e ainda da Universidade de Évora – Escola Superior de Enfermagem São João de Deus.

No seu site, a OMS Europa salienta que esta formação possibilitou “treinar” num campo realista, tendo sido efetuado um exercício de simulação que testou requisitos técnicos, operacionais e logísticos para garantir uma resposta coordenada e efetiva a um surto de origem desconhecida. “As competências adquiridas na simulação de comunicação e envolvimento [de todas as partes interessadas, incluindo a comunidade] levaram à colaboração essencialmente necessária numa resposta a um surto para que se possa, de forma efetiva e atempada, controlar a doença e salvar vidas”, cita a notícia.


Informação do INSA:

OMS-Europa destaca formação de resposta a emergências em Saúde Pública coorganizada pelo Instituto Ricardo Jorge

31-08-2017

A Organização Mundial da Saúde para a Europa (OMS-Europa) destacou no seu site a ação formativa da rede internacional GOARN (Global Outbreak Alert and Response Network) que decorreu, entre os dias 9 e 15 de julho, em Lisboa e Évora. A iniciativa contou com a presença de 24 especialistas em saúde pública de 22 países e teve como objetivo proporcionar competências para participação em missões GOARN em resposta a surtos internacionais.

A OMS-Europa salienta que esta formação possibilitou “treinar” num campo realista, tendo sido efetuado um exercício de simulação que testou requisitos técnicos, operacionais e logísticos para garantir uma resposta coordenada e efetiva a um surto de origem desconhecida. “As competências adquiridas na simulação de comunicação e envolvimento [de todas as partes interessadas, incluindo a comunidade] levaram à colaboração essencialmente necessária numa resposta a um surto para que se possa, de forma efetiva e atempada, controlar a doença e salvar vidas”, refere a notícia.

O GOARN Outbreak Response Training em Portugal decorreu no âmbito da colaboração do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e da Direção-Geral da Saúde com a rede GOARN e a OMS. Além do Instituto Ricardo Jorge e da DGS, a organização e realização do curso teve a colaboração da Administração Regional de Saúde do Alentejo, através do Hospital Espirito Santo de Évora, e da Universidade de Évora – Escola Superior de Enfermagem São João de Deus.

O Instituto Ricardo Jorge é uma das instituições parceiras da GOARN, através da sua Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas. Coordenada internacionalmente pela OMS, esta rede internacional de alerta e resposta a surtos e emergências na área da saúde, formada por organizações e instituições de todo o mundo, agrega e disponibiliza recursos humanos e técnicos para identificação rápida, confirmação e resposta a surtos de importância internacional.


Informação do Portal SNS:

OMS Europa e GOARN escolhem Portugal para formação

A GOARN – Global Outbreak Alert and Response Network, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde Europa, realizou, entre 9 e 15 de julho, uma ação de formação intensiva de 24 especialistas em saúde pública de 22 países para melhorar a resposta rápida e efetiva ao campo de surtos e emergências de saúde.

Esta formação decorreu em Lisboa e Évora, numa organização da Direção-Geral da Saúde (DGS), do Instituto Ricardo Jorge, da Administração Regional de Saúde do Alentejo, e respetivo Departamento de Saúde Pública, e ainda da Universidade de Évora – Escola Superior de Enfermagem São João de Deus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa salienta no seu site que esta formação possibilitou «treinar» num campo realista, tendo sido efetuado um exercício de simulação que testou requisitos técnicos, operacionais e logísticos para garantir uma resposta coordenada e efetiva a um surto de origem desconhecida. «As competências adquiridas na simulação de comunicação e envolvimento, de todas as partes interessadas, incluindo a comunidade, levaram à colaboração essencialmente necessária numa resposta a um surto para que se possa, de forma efetiva e atempada, controlar a doença e salvar vidas», cita a notícia.

Para saber mais, consulte:

OMS Europa > Notícias (em inglês)

GOARN > https://extranet.who.int/goarn/ (em inglês)

Novas unidades no Algarve: ARS Algarve reforça cuidados de saúde primários

31/08/2017

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve divulga que, reforçou os cuidados de saúde primários no concelho de Faro, com nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Ossónoba e reabertura do polo de saúde de Vaqueiros, no concelho de Alcoutim.

USF Ossónoba vai abranger cerca de 10.500 utentes

A USF Ossónoba, instalada no Centro de Saúde de Faro, iniciou a atividade no dia 21 de agosto. Com sede no Centro de Saúde de Faro, esta nova USF, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central, reúne uma equipa multidisciplinar, coordenada por Daniela Emílio, sendo composta por seis médicos, seis enfermeiros e quatro assistentes técnicos e vai abranger cerca de 10 500 utentes do concelho de Faro.

Com horário de funcionamento das 8 às 20h, de segunda à sexta, a USF pretende oferecer a todos os seus utentes um conjunto de atividades expressas no seu plano de ação na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, garantindo mais acessibilidade, maior proximidade, e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho de Faro e, simultaneamente, contribuir para obtenção de ganhos em saúde.

Com a entrada em funcionamento da USF Ossónoba, encontram-se neste momento em atividade 14 USF na região do Algarve (duas no ACES Barlavento; oito no ACES Central e quatro no ACES Sotavento), que abrangem mais de 145 mil utentes.

Polo de saúde de Vaqueiros reabriu esta semana

O polo de saúde de Vaqueiros da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Aléo de Alcoutim reabriu no dia 29 de agosto, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado no passado mês de maio entre a ARS do Algarve e a Câmara Municipal de Alcoutim com vista à reconversão do edifício da antiga escola primária de Vaqueiros em unidade de saúde.

No âmbito deste acordo, a autarquia assegurou o investimento e as obras necessárias, realizadas em estreita articulação com os técnicos da ARS, com vista à revitalização da antiga escola primária local e cedeu o edifício para a instalação do Pólo de Saúde de Vaqueiros, assumindo a ARS Algarve o compromisso de afetar os equipamentos e os profissionais de saúde para a reabertura desta unidade de saúde.

O renovado polo de saúde, integrado no ACES Sotavento, abrange cerca de 350 utentes e vai funcionar às terças e quintas, das 14 às 17 horas, com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico.

Com esta medida, a ARS Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Alcoutim, pretende devolver à população desta localidade o acesso a cuidados de saúde de proximidade em instalações dotadas de melhores condições funcionais e adequadas ao atendimento.

De referir que este polo de saúde, que funcionou no edifício da Junta de Freguesia de Vaqueiros, tinha sido encerrado em outubro de 2013 pelo anterior governo.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Notícias

Aposta na investigação: Ensaios clínicos crescem 30% no Hospital de Guimarães

31/08/2017

De acordo com informação do Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães (Hospital de Guimarães), os ensaios clínicos cresceram 30% no primeiro semestre de 2017.

A investigação, nomeadamente através de ensaios clínicos, tem sido uma aposta no hospital nos últimos anos. A criação de um Centro Académico, em 2014, impulsionou e dinamizou a investigação enquanto fator de melhoria da prestação de cuidados médicos de qualidade. Os ensaios clínicos permitem também o tratamento inovador aos doentes.

Os responsáveis do Centro Académico do hospital referem, a propósito deste crescimento, que «volvido o primeiro semestre de 2017, de forma impressionante e inquestionável, foram ultrapassadas todas as melhores expectativas».

De um total de 79 estudos clínicos, destacam-se quatro ensaios clínicos em fase II e um ensaio clínico em fase I.

Não existe melhor retorno do que o investimento na formação e gratificação dos profissionais de saúde. Estes cumprem os objetivos assistenciais clínicos e de educação da instituição, devolvem, inovam, superam-se e, contra todas as adversidades, lutam e defendem um futuro melhor. Estas evidências marcam, mais do que quantidade, um salto qualitativo e ventos de um ciclo num hospital que considera merecer ser universitário.

Os números mostram um aumento constante no número de ensaios clínicos desde 2014. Destacam-se na implementação de ensaios as especialidades de neurologia, gastrenterologia, cardiologia, oncologia, pneumologia, otorrinolaringologia, urologia, imunoalergologia e anestesiologia.

Visite:

Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães – http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/

Concurso de Assistentes Técnicos do CHTMAD: Lista Retificativa de Classificação da Avaliação Curricular

Ata 3 – Lista Retificativa de Classificação da Avaliação Curricular

Todas as questões deverão ser colocadas ao Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro.

Veja todas as publicações deste concurso e do anterior (o concurso anterior foi anulado devido a uma candidata ser familiar de um dos elementos do júri) em:

Concursos Públicos de Materiais e Afins na Área da Saúde em 31/08/2017