Red Bull Air Race 2017: INEM assegura assistência médica nos dias 2 e 3 de setembro

01/09/2017

A edição de 2017 do Red Bull Air Race tem lugar este fim de semana, dias 2 e 3 de setembro, no Rio Douro, nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia. A coordenação da emergência médica pré-hospitalar vai ser assegurada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito do Plano de Operações Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A organização do Red Bull Air Race 2017 conta com o apoio do INEM para assegurar a resposta a eventuais situações de emergência médica que possam surgir no decorrer da prova. Os meios de emergência destacados pelo INEM  vão estar posicionados nas duas cidades e respetivas vias de acesso.

As equipas do INEM estão também preparadas para prestar toda a assistência médica necessária a acidentes ou doenças súbitas que ocorram fora do âmbito da prova, nomeadamente situações que envolvam o público presente.

Os meios que o INEM tem diariamente em funcionamento no país vão manter-se operacionais, pois o dispositivo que vai dar apoio à prova será assegurado por profissionais e meios mobilizados exclusivamente para este fim.

Nos dias da competição vão estar destacados 68 profissionais do INEM para garantir a prestação de cuidados de emergência médica, entre os quais médicos, enfermeiros, técnicos de emergência pré-hospitalar, psicólogos, e outros elementos de logística, informática e telecomunicações.

Ao nível dos recursos materiais, o plano de resposta do INEM prevê a utilização de três Postos Médicos Avançados, seis equipas apeadas de Suporte Imediato de Vida e duas equipas apeadas de Suporte Avançado de Vida, quatro Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, seis Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, três Ambulâncias de Emergência Médica, duas Moto 4 e uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência.

Integram ainda o dispositivo de emergência médica do INEM, 26 Ambulâncias de vários Corpos de Bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa e respetivas tripulações.

A par do INEM, o Plano de Segurança do Red Bull Air Race 2017 conta com a colaboração da Autoridade Nacional de Proteção Civil, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana e da Autoridade Marítima Nacional.

Visite:

INEM – www.inem.pt/

INEM renova 39 viaturas e cria 3 postos de emergência médica

01/09/2017

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assina no dia 4 de setembro, segunda-feira, um conjunto de protocolos para renovação da sua frota de ambulâncias sediadas em postos de emergência médica (PEM). Na mesma cerimónia, o instituto procede ainda à criação de três novos PEM.

A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e terá lugar no Jardim Municipal de Arruda dos Vinhos, pelas 11 horas.


INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, do Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema são as principais tarefas do INEM.

Através do número europeu de emergência – 112 –, este instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Visite:

INEM – www.inem.pt/

Museu da Saúde associa-se a Jornadas Europeias do Património 2017 – INSA

imagem do post do Museu da Saúde associa-se a Jornadas Europeias do Património 2017

01-09-2017

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, associa-se às Jornadas Europeias do Património 2017,  este ano subordinadas ao tema Património e Natureza, com um conjunto de iniciativas que terão lugar nas suas instalações, em Lisboa, nos dias 22, 23 e 24 de setembro. A entrada é livre, mas a maior parte das atividades carecem de inscrição prévia.

As várias iniciativas propostas pelo Museu da Saúde para assinalar as Jornadas Europeias do Património 2017 vão desde percursos orientados e visitas temáticas até conversas com investigadores e atividades educativas. Durante estes três dias, o Museu da Saúde estará excecionalmente aberto entre as 10:00 e as 18:00,  nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos.

programa das Jornadas tem início, dia 22 de setembro (09:30-13:00), com um percurso orientado intitulado “Saúde, Natureza, Património” em que, começando com a visita à exposição “800 Anos da Saúde em Portugal” e continuando pela exposição “Plantas e Povos”, os participantes são convidados a viajarem pela história da farmácia e das plantas, das suas propriedades terapêuticas e dos usos locais da flora. Já da parte da tarde (15:00-17:30), sete investigadores discutirão o tema Património e Natureza, numa perspetiva pluridisciplinar, convidando o público a debater com eles.

No dia seguinte (23 de setembro), está prevista a realização do percurso orientado “Das cercas conventuais à farmácia” (10:30-13:00) e a visita temática “Água, Saúde e Património” (14:30-17:00). No último dia (24 de setembro), o Museu da Saúde propõe duas atividades educativas especialmente dirigidas aos mais novos: “Roda da Saúde: O que é o almoço?” (11:30-13:00) e “Descobre no Museu” (14:30-16:00).

O tema deste ano das Jornadas Europeias do Património pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões – mais urbanas ou mais rurais – e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Para mais informações e inscrições, contactar o Museu da Saúde através do email museudasaude@insa.min-saude.pt ou do tel.: (+351) 217 519 200 (ext.1479).

Cuidados a ter quando o fogo acaba – DGS

Cuidados a ter quando o fogo acaba

Encontra-se publicado na Biblioteca digital do Portal do SNS o Guia Cuidados a ter quando o fogo acaba elaborado pela Direção-Geral da Saúde e pela Administração Regional de Saúde do Centro.

A vivência de uma situação traumática como é o caso dos incêndios que têm afetado o nosso País impõe alguns cuidados de saúde e atenção redobrada a certos sinais.

Artigo: Caracterização sociodemográfica da prevalência da dor lombar crónica autorreportada na população residente em Portugal através do INS 2014

imagem do post do Artigo: Caracterização sociodemográfica da prevalência da dor lombar crónica autorreportada na população residente em Portugal através do INS 2014

01-09-2017

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge realizou um estudo com base nos dados do Inquérito Nacional de Saúde 2014 (INS 2014), com o objetivo de estimar a prevalência de dor lombar crónica e as suas características sociodemográficas na população portuguesa, com idade igual ou superior a 25 anos. Resultados mostram que a prevalência de dor lombar crónica foi de 36,6%, tendo aumentado com a idade e apresentado um valor maior nas mulheres.

O presente trabalho, elaborado pelo Departamento de Epidemiologia, revelou também uma prevalência maior de dor lombar crónica nos participantes que completaram apenas a educação pré-escolar, que apresentavam rendimentos mais baixos e que residiam nas regiões Centro e Lisboa e Vale do Tejo. Outro dos resultados indica que praticar atividade física pelo menos um dia por semana e apresentar uma menor categoria de Índice de Massa Corporal (IMC) estiveram associados a uma menor prevalência de dor lombar.

“Os resultados são consistentes com a literatura e suportam o reforço das opções de investimento em medidas orientadas para a melhoria da capacitação do indivíduo, nomeadamente no que diz respeito à prática de atividade física, hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis através do aumento da literacia em saúde e da promoção da saúde. As desigualdades identificadas na distribuição da dor lombar e fatores associados, deverão ser também tidas em conta e justificar medidas transversais a várias áreas de intervenção em saúde que contemplem a redução das desigualdades relacionadas com a escolaridade”, referem os investigadores.

A dor lombar crónica afeta entre 5,9% e 19,9% da população nos países europeus, tendo impacto significativo tanto ao nível individual como ao nível social e económico. Em Portugal, representa elevados encargos para o Estado e custos económicos para a sociedade, sendo que em 2010 a estimativa de custos anuais relacionados com consultas médicas, exames e tratamentos, bem como com o absentismo laboral e as situações de abandono precoce do mercado de trabalho devido aos problemas de saúde associados à dor crónica foi de 4611 milhões de euros, o que é equivalente a cerca de 2,7% do PIB em 2010.

“Caracterização sociodemográfica da prevalência da dor lombar crónica autorreportada na população residente em Portugal através do Inquérito Nacional de Saúde 2014” foi publicado na última edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica periódica editada pelo Instituto Ricardo Jorge em acesso aberto. Para consultar o artigo de Irina Kislaya e Mariana Neto, clique aqui.

Cuidados Continuados Integrados: Saúde Mental em Coimbra e Penela Com 46 Vagas

01/09/2017

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disponibiliza, a partir de 1 de setembro, 46 vagas em cuidados continuados integrados em Saúde Mental, através de dois projetos-piloto a desenvolver nos municípios de Coimbra e Penela.

Com duração de um ano, os projetos são desenvolvidos pela Fundação Beatriz Santos (Coimbra), para 30 vagas em unidade sócio-ocupacional e oito vagas na equipa de apoio domiciliário, e as restantes oito com a Associação Quinta das Pontes (Penela), para residência de apoio moderado.

Estas instituições vão funcionar integradas em projetos-piloto, representando um investimento superior a meio milhão de euros até final de 2018, referiu a ARSC, em comunicado.

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados na região Centro tem atualmente uma oferta de 2.308 camas destinadas a internamento e 826 vagas para apoio domiciliário, distribuídas por 66 equipas de cuidados continuados integrados, iniciando, a partir de setembro, o seu alargamento na área da Saúde Mental.

Visite:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/

Agência do Medicamento em Portugal: Candidatura nacional é vista como opção valiosa

01/09/2017

A candidatura nacional ao acolhimento da sede da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) foi apresentada ao respetivo Diretor Executivo, Guido Rasi, no dia 31 de agosto, em Londres, numa reunião que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, do Vice-Presidente do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Rui Santos Ivo, e de representantes da Câmara Municipal do Porto.

No final de uma visita às instalações da EMA, Fernando Araújo referiu, em declarações à agência Lusa, que a candidatura do Porto a receber a nova sede da EMA é vista pela entidade como uma das opções valiosas.

A EMA tem sede em Londres, mas será transferida para outro país, na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia. Portugal candidatou a cidade do Porto para receber a nova sede da Agência.

«Temos a noção clara que a decisão é política, mas também temos a noção clara de que a informação da EMA e do seu staff também será relevante para a decisão política», disse o Secretário de Estado, acrescentando que dos encontros ficou a ideia de que «o Porto constitui para a EMA uma das opções mais valiosas».

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, referiu também, em declarações à Lusa, que na apresentação da candidatura houve oportunidade para esclarecer dúvidas sobre questões como habitação, saúde e empregos para os cônjuges dos funcionários da EMA.

Fonte: Agência Lusa

Para saber mais, consulte:

Vídeo e site oficial da candidatura  – www.emainporto.eu