Aberto Concurso de Enfermeiros – ULS Litoral Alentejano

Foi publicado hoje, 08/09/2017, o aviso de abertura de um concurso para reserva de recrutamento de Enfermeiros para a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

Todas as questões deverão ser dirigidas à Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

Veja todas as publicações deste concurso e dos anteriores em:

Concurso de Enfermeiros da ULS Litoral Alentejano

Segurança no regresso às aulas: INEM relembra cuidados a ter para um início de ano letivo seguro

08/09/2017

O entusiasmo em torno do início de um novo ano letivo, de conhecer novos colegas e professores, pode levar a que se cometam algumas desatenções que coloquem em causa a segurança das crianças e jovens.

A este propósito, o Instituto Nacional de Emergência Médica, IP (INEM), recorda alguns conselhos para que o início das aulas decorra com toda a segurança:

  • No transporte para os estabelecimentos de ensino use sempre cinto de segurança e/ou uma cadeirinha adequada à idade, peso e tamanho das crianças;
  • As crianças devem sair e entrar da viatura sempre do lado do passeio;
  • A escola deve ser informada sobre eventuais doenças, alergias ou medicação que as crianças estejam a tomar;
  • Certifique-se que a escola tem procedimentos definidos para casos de acidente e/ou em que seja necessária evacuação. Esses procedimentos vão permitir agilizar as situações de emergência, bem como facilitar o trabalho das equipas de socorro;
  • Atenção às réguas, esquadros e outros equipamentos, pois têm arestas cortantes, podendo ferir com gravidade alguma criança ou jovem;
  • A roupa não deve ter cordões fixos na zona do pescoço, cintura e bainhas: estas podem ficar presas em equipamentos ou veículos em movimento e causar lesões graves.

Nunca se esqueça que uma criança não é um adulto em ponto pequeno. O cuidado e a atenção nesta época devem ser redobrados.

O regresso às aulas é sempre um momento importante na vida das crianças, dos jovens e das suas famílias. Siga os conselhos do INEM e tenha um regresso às aulas em segurança.

Em caso de emergência, o INEM recomenda: ligue 112!

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias

Cuidados de Saúde Primários devem promover a atividade física – DGS

Cuidados de Saúde Primários devem promover a atividade física

As unidades de saúde devem ser “locais mais propícios à promoção da atividade física”, sendo necessário capacitar os profissionais de saúde para promover a mudança comportamental dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), defendeu Pedro Teixeira, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde (DGS) em entrevista à agência Lusa.

Com esta finalidade, os sistemas informáticos das unidades de Saúde vão passar a incluir três perguntas a colocar pelos médicos de família aos utentes para saber quem cumpre as recomendações atuais para a atividade física. No mesmo momento em que se faz a avaliação do peso corporal ou da tensão arterial será possível determinar se a pessoa é ou não fisicamente ativa.

Após a avaliação, o profissional de saúde deve, segundo Pedro Teixeira, “discutir com o utente qual a atividade física mais apropriada, realizando depois um aconselhamento à prática com base num protocolo pré-definido, que demora entre 1 a 5 minutos”. Para este efeito, estão a ser produzidos pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela DGS ferramentas informáticas que darão suporte a este aconselhamento e permitirão também, no futuro, monitorizar a atividade física dos utentes que usem a aplicação MySNS.

Na próxima semana, Lisboa acolhe, nos dias 15 e 16, o Simpósio Internacional Exercise is Medicine, que é organizado pela Faculdade de Motricidade Humana e pela Direção-Geral da Saúde e onde especialistas nacionais e estrangeiros vão debater a forma como o sistema de saúde português se vai adaptar nos próximos anos de modo a ser mais eficaz a ajudar os cidadãos a serem fisicamente ativos.

Fórum de Discussão: Virar de página na vigilância laboratorial de doenças infeciosas – Aplicação da sequenciação total do genoma (WGS) – INSA

imagem do post do Fórum de Discussão: Virar de página na vigilância laboratorial de doenças infeciosas – Aplicação da sequenciação total do genoma (WGS)

08-09-2017

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, promove, dia 28 de setembro, no seu auditório em Lisboa, um fórum de discussão sobre a aplicação da sequenciação total do genoma (Whole Genome Sequencing – WGS) na vigilância laboratorial de doenças infeciosas. A inscrição no evento é gratuita mas sujeita a registo prévio e limitada à capacidade da sala.

Este fórum pretende dar uma visão global sobre a temática e apresentar o funcionamento de uma plataforma bioinformática, desenvolvida no âmbito do projeto INNUENDO, que permite, de uma forma simples, padronizada e integrada, todo o processo analítico associado à aplicação da WGS para vigilância e investigação epidemiológica de agentes infeciosos.

O encontro tem ainda como objetivos suscitar a discussão em torno da necessidade premente de concretizar esta transição tecnológica para a vigilância epidemiológica das doenças infeciosas em Portugal, potenciando uma coordenação ativa de esforços no contexto de “Uma só Saúde” entre todas as entidades-chave na promoção da saúde humana, saúde animal e da segurança alimentar.

Os interessados em participar no “Fórum de Discussão: Virar de página na vigilância laboratorial de doenças infeciosas – Aplicação da sequenciação total do genoma (WGS)” devem efetuar a sua inscrição através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa do evento.

Cofinanciado pela European Food Safety Authority, o projeto INNUENDO (a cross-sectorial platform for the integration of genomics in surveillance of food-borne pathogens) visa criar um quadro intersectorial de integração da tecnologia de WGS na vigilância e investigação epidemiológica dos patogénicos bacterianos alimentares. Este objetivo está alinhado com a missão da EFSA de promover o desenvolvimento e validação de novas abordagens na caracterização microbiana, através de uma coordenação ativa de esforços entre todas as partes interessadas de saúde pública e de segurança alimentar, no contexto de “Uma só Saúde”.

O projeto INNUENDO, que teve início em 2016, inclui organizações governamentais e institutos de investigação dos setores da saúde humana, alimentar e animal, da Finlândia, Áustria, Portugal, Comunidade Autónoma do País Basco, Estónia e Letónia. Entre outras atividades, o Instituto Ricardo Jorge é a instituição responsável pelas atividades laboratoriais de WGS.

Os surtos de agentes patogénicos veiculados pelos alimentos constituem uma ameaça à saúde pública a nível local e internacional. Assim, torna-se necessário implementar e validar estratégias que assegurem uma eficiente vigilância epidemiológica desses agentes infeciosos através da sua inequívoca deteção e posterior discriminação e classificação, sendo esperado que técnicas baseadas em WGS se tornem, num futuro muito próximo, as técnicas-padrão para a vigilância laboratorial em larga escala.

Albert Watson | Kaos: CHPL inaugura projeto expositivo em Lisboa. Visite!

08/09/2017

O CHPL inaugura, no dia 14 de setembro, pelas 18 horas, no Pavilhão 31 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), em Lisboa, a exposição “Kaos”, que revela 30 fotografias de Albert Watson.

Trata-se de um projeto expositivo que consiste numa troca de papéis entre o artista convidado, Albert Watson, e artistas do atelier de artes plásticas do Serviço de Reabilitação do CHPL.

Sobre Albert Watson

Albert Watson nascido e criado em Edimburgo, na Escócia é o autor de algumas das fotografias mais icónicas que estão na memória visual de todos nós. Desde as famosas fotos de Alfred Hitchcock, a primeira celebridade que fotografou, e Steve Jobs, às fotos de Kate Moss aos 19 anos e ainda as belas e deslumbrantes paisagens de Las Vegas e Benim.

O fotógrafo criou a imagem de centenas de campanhas publicitárias de grandes marcas, como Prada, Gap, Levi’s, Revlon e Chanel. No seu currículo soma mais de 100 capas da Vogue e mais de 40 da Rolling Stone. Fez ainda fotografias de dezenas de cartazes de filmes de Hollywood, como “Kill Bill” e “Memórias de uma Geisha”.

A sua obra tem marcado presença em alguns dos maiores e mais conceituados museus do mundo, como o MOMA, de Nova Iorque, o Smithsonian ou o Metropolitan Museum of Art.

O famoso fotógrafo, que é considerado um dos 20 fotógrafos mais influentes de todos os tempos, é verdadeiramente genial na forma como consegue combinar a Arte, Moda e Publicidade, a par disso a qualidade e diversidade do seu trabalho têm deixado marca na história da fotografia, enriquecendo a perceção da realidade através da sua visão fotográfica e singular.

O fotógrafo é um verdadeiro perfecionista e acompanha todo o processo fotográfico, desde a captura de imagens até à impressão, para que o resultado final seja totalmente de acordo com os seus elevados padrões de qualidade.

É também por isso que ao longo da sua carreira, Albert Watson tem sido distinguido com inúmeros prémios dos quais se destacam um Grammy, a distinção de carreira atribuída pela Royal Photographic Society ou a Ordem do Império Britânico, atribuída pela Rainha Isabel II.

A exposição poderá ser visitada, no Pavilhão 31 do CHPL, até ao dia 31 de outubro de 2017.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – http://www.chpl.pt/

Orçamento Participativo Portugal: Conheça os projetos na área da alimentação saudável. Participe!

08/09/2017

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) apela à participação dos cidadãos na primeira edição do Orçamento Participativo de Portugal (OPP), dando a conhecer os projetos a concurso, na área da alimentação saudável.

Até dia 10 de setembro, todos os cidadãos portugueses podem participar através de um voto online, no site do OPP, ou de uma mensagem gratuita para o número 3838.

Neste OPP, as áreas abrangidas pelos projetos foram quatro: cultura, agricultura, ciência e formação de adultos.

As votações abriram em junho e entre os cerca de 600 projetos, 202 são de âmbito nacional e 399 de âmbito regional. Cada pessoa tem direito a dois votos – um para projetos regionais e outro para projetos nacionais.

A promoção da alimentação saudável encontra-se presente para votação em diversas propostas. Conheça-as e vote!


Sobre o OPP

O OPP é um mecanismo de democracia participativa, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como devem ser investidas verbas dos orçamentos públicos. Através do OPP as pessoas podem decidir como investir 3 milhões de euros nas áreas da cultura, da ciência, da educação e formação de adultos e da agricultura, no continente, e nas áreas da justiça e da administração interna, nas Regiões Autónomas.

Podem participar no OPP todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, votando nos projetos da sua preferência.

Os projetos vencedores serão conhecidos até ao final do mês de setembro.

Para saber mais, consulte:

Blog do PNPAS > Notícias

Saiba mais em:

Orçamento Participativo Portugal – https://opp.gov.pt/