Campanha Juntos a Pedalar

Campanha Juntos a Pedalar

Participe na campanha “Juntos a Pedalar – CYCLE AROUND THE GLOBE 2017” que se realiza até o dia 17 de setembro em apoio às comemorações do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

O serviço de psiquiatria da ULSBA e o Programa Nacional para a Saúde Mental, associaram-se a esta iniciativa internacional para maior consciencialização dos riscos associados ao suicídio.

Também pode Participar!

Mais informações em: https://iasp.info/wspd2017/cycle-around-globe/

Veja o vídeo da campanha aqui.


Informação do Portal SNS:

Campanha sensibiliza para os riscos associados ao suicídio

Participe na campanha de sensibilização “Juntos a Pedalar – Cycle Around the Globe 2017”, que se realiza até o dia 17 de setembro, em apoio às comemorações do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

O serviço de psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e o Programa Nacional para a Saúde Mental associaram-se a esta iniciativa internacional para maior consciencialização dos riscos associados ao suicídio.

Também pode participar! As distâncias percorridas serão adicionadas na página internacional da iniciativa.

Para mais informações, consulte:

SPASS 2017: é já na próxima semana – INSA

imagem do post do SPASS 2017: é já na próxima semana

13-09-2017

É já na próxima semana, dia 21 de setembro, que decorrerá, no auditório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, o 4º Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura (SPASS 2017)”. A iniciativa tem como principal objetivo contribuir para a discussão entre profissionais de saúde e do setor alimentar sobre as suas diferentes perspetivas enquanto elementos fundamentais na promoção de uma alimentação saudável e segura.

O simpósio “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura” é organizado anualmente pelo Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge, sendo este ano subordinado ao tema “Do Nutriente à Embalagem – Inovação e Desafios”. “Nutrição em Saúde Pública”, “Nutrientes e sua Implicação na Saúde”, “Segurança e Inovação das Embalagens Alimentares” e “Evolução e Perspetivas Futuras das Embalagens alimentares” são os quatros principais temas a abordar no evento.

Destinado a profissionais da indústria e comunidade científica, assim como estudantes, o SPASS 2017 contará ainda com uma degustação realizada pela Docapesca Portos e Lotas. Para mais informações, consultar o programa do simpósio.

Projeto-piloto de saúde oral: Lisboa e Vale do Tejo proporcionou 19.505 consultas de saúde oral

13/09/2017

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) proporcionou um total de 19.505 consultas de saúde oral aos utentes no primeiro ano de atividade do projeto-piloto dos Cuidados de Saúde Oral nos Cuidados de Saúde Primários, que arrancou a 13 de setembro de 2016.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Monte da Caparica, inserida no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, foi a primeira a iniciar funções. No entanto, ao todo, a ARSLVT tem este projeto implementado em 11 centros de saúde (CS), com um total de 12 médicos dentistas a trabalhar.

Além do ACES Almada-Seixal, fazem parte do projeto o ACES Oeste Sul (CS de Mafra-Ericeira e da Lourinhã), ACES Estuário do Tejo (CS de Alenquer, CS de Arruda dos Vinhos, CS da Azambuja), ACES Lezíria (CS de Rio Maior, CS do Cartaxo e CS de Salvaterra de Magos), ACES Arco Ribeirinho (CS da Moita) e ACES Médio Tejo (CS de Fátima).

“O projeto-piloto, que alargaremos progressivamente a outras unidades da ARSLVT, é um excelente exemplo dos cuidados de proximidade que queremos prestar aos nossos utentes”, explicou a Presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, Rosa Valente de Matos.

“As consultas de saúde oral refletem o nosso investimento numa equipa de saúde composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentistas e outros profissionais. Com este projeto-piloto apostámos na promoção da saúde, sobretudo dos utentes mais vulneráveis”, acrescentou a dirigente.

Nos primeiros três meses do projeto, até dezembro, foram abrangidos os doentes portadores de diabetes, neoplasias, patologia cardíaca ou respiratória crónica, insuficiência renal em hemodiálise ou diálise peritoneal e transplantados. Desde o início deste ano, todos os utentes destes locais passaram a poder ser referenciados para consultas de Medicina Dentária.

Para o segundo ano de atividade está previsto o alargamento do projeto a mais 12 centros de saúde da ARSLVT.

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP – http://www.arslvt.min-saude.pt/

III Jornadas de Neurocirurgia: CHUA organiza jornadas sobre patologia vertebro-medular

13/09/2017

O Serviço de Neurocirurgia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promove nos próximos dias 29 e 30 de setembro, no Hotel Eva, em Faro, as suas terceiras jornadas, este ano dedicadas à patologia vertebro-medular.

A iniciativa técnico-científica é particularmente dirigida a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros técnicos de saúde com especial interesse no tema, pretendendo melhorar a articulação entre os cuidados de saúde primários e as especialidades hospitalares, com vista a otimizar a resposta assistencial à população portadora de patologia vertebro-medular.

Os dois dias das jornadas serão preenchidos por um vasto programa que integra grandes temas como a «Lombalgia» ou a «Ciatalgia», uma sessão controversa sobre «O papel dos tratamentos percutâneos na ciatalgia» e ainda um curso sobre «Traumatismo Vertebro-Medular».

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário do Algarve > Programa

IV Conferência Ministerial da UNECE: Lisboa acolhe conferência sobre Envelhecimento, a 21 e 22 de setembro

13/09/2017

Portugal será o país anfitrião da IV Conferência Ministerial da UNECE (Comissão Económica da Região Europa das Nações Unidas) sobre o Envelhecimento, que decorre nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Congressos de Lisboa.

Sob o tema “A Sustainable society for all ages: Realizing the potential of living longer” (“Uma sociedade sustentável para todas as idades: realizando o potencial de uma vida mais longa”), o evento está a ser coordenado pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e contará com a presença de mais de 400 participantes, incluindo membros do Governo de 36 países, altos responsáveis de 49 Estados-membros da UNECE, bem como outras entidades relevantes, designadamente das Nações Unidas, da Comissão Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Estarão igualmente presentes representantes de cinco países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e também da Índia. No total, estarão representadas em Lisboa mais de 50 nações.

Portugal é o terceiro país a receber esta conferência, na qual será feita uma avaliação da Declaração de Madrid sobre o Envelhecimento (2002), num processo que acontece a cada cinco anos.

Desta conferência sairá a Declaração de Lisboa, que definirá as linhas orientadoras de atuação dos Estados-membros da UNECE para os próximos cinco anos.

Para o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, “Portugal poderá dar um contributo significativo para o compromisso político nesta matéria”, uma vez que “o envelhecimento da população é uma questão que toca todas as dimensões da intervenção pública”.

Ainda no âmbito da conferência, irá decorrer no mesmo espaço, no dia 20 de setembro, um encontro que reunirá 150 organizações não governamentais dos Estados-membros da UNECE e 80 investigadores, que irão contribuir para a discussão ministerial através de duas declarações, abrindo assim o tema aos contributos da sociedade civil.

A urgência de promover o envelhecimento ativo

Promover o envelhecimento ativo e digno, combater o idadismo e aproveitar o potencial da pessoa idosa são algumas das principais metas desta conferência. Neste sentido, Vieira da Silva defende que se deve “aproveitar o potencial do facto de se conseguir viver mais tempo, uma vez que as pessoas com mais idade mantêm uma forte capacidade de contribuição para a sociedade, a vários níveis.”

O Ministro ressalvou, ainda, o facto de este evento se revestir de uma “extrema importância do ponto de vista científico, social e político.”

Para saber mais, consulte:

Simpósio Europeu dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde

Simpósio Europeu dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde

O Simpósio Europeu Exercise Is Medicine dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde decorre nos próximos dias 15 e 16 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações em Lisboa.

Este simpósio, organizado pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde e pela Faculdade de Motricidade Humana, integra as comemorações do 38.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde.

Para mais informações consulte o programa em anexo.

Os trabalhos do simpósio podem ser acompanhados através de live streaming.

I Encontro de Unidades de Saúde Pública da Península de Setúbal

 I Encontro de Unidades de Saúde Pública da Península de Setúbal

O I Encontro de Unidades de Saúde Pública da Península de Setúbal, subordinado ao tema Plano Local de saúde: Comunicação, Participação e Compromisso, decorre no próximo dia 18 de outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.

Para mais informações consulte o site do I Encontro de Unidades de Saúde Pública da Península de Setúbal.