22-09-2017
O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, assinala as Jornadas Europeias do Património 2017, com um conjunto de iniciativas que decorrem nas instalações do seu futuro espaço-sede, em Lisboa, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos. Até domingo, o Museu da Saúde está excecionalmente aberto entre as 10:00 e as 18:00.
Das várias iniciativas propostas pelo Museu da Saúde para dia 23 de setembro, destaque para a visita temática “Água, Saúde e Património” (14:30-17:00). Numa visita conjunta à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, o Museu da Saúde e o Museu da Água convidam os participantes a viajar pela história da saúde, do abastecimento de água e do saneamento em Lisboa.
No domingo, dia 24 de setembro, o Museu da Saúde preparou duas atividades educativas especialmente dirigidas aos mais novos: “Roda da Saúde: O que é o almoço?” (11:30-13:00) e “Descobre no Museu” (14:30-16:00), um peddy-paper que permitirá percorrer a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” à procura de instrumentos, histórias e curiosidades sobre a história da saúde e da medicina. Estas atividades são gratuitas mas sujeitas a inscrição prévia.
O tema deste ano das Jornadas Europeias do Património pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões – mais urbanas ou mais rurais – e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. Para mais informações, consultar o programa geral das Jornadas.