Site icon A Enfermagem e as Leis

Museu da Saúde celebra património: mais de 200 visitantes em três dias

28/09/2017

Três dias de abertura, sete atividades praticamente esgotadas e cerca de 200 visitantes. Foram assim as Jornadas Europeias do Património 2017 no Museu da Saúde, que decorreram entre os dias 22 e 24 de setembro nas suas instalações, em Lisboa, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos.

Com uma agenda preenchida, o programa de iniciativas propostas integrou nos dois primeiros dias conversas e percursos fora e dentro do Museu da Saúde, intituladas “Saúde, Natureza e Património”, “Água, Saúde e Património” e “Das Cercas Conventuais à Farmácia”. O último dia foi dedicado aos mais pequenos, tendo sido organizada uma “Roda Saúde, em parceria com o projeto BIG Picnic Portugal, e um peddy-paper cheio de enigmas para resolver.

Em 2017, as Jornadas Europeias do Património foram subordinadas ao tema “Património e Natureza”. O tema escolhido pretendeu chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões – mais urbanas ou mais rurais – e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

Gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, no âmbito das suas competências na área da formação e difusão da cultura científica, o Museu da Saúde mostra-se, desde abril 2017, nas instalações do seu futuro espaço-sede, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”. A par do acesso virtual, o Museu promove exposições temáticas temporárias nos espaços do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e nas instituições parceiras.

Para saber mais, consulte:

Exit mobile version