10,6 por cento dos utentes a nível nacional (254.818) escolheram um hospital fora da sua área de residência para a realização da primeira consulta hospitalar, no âmbito do sistema Livre Acesso e Circulação de Utentes no SNS (LAC). Os dados correspondem ao período entre junho de 2016 e outubro de 2017.
A nível regional é na ARS de Lisboa e Vale do Tejo onde a procura por outro hospital é mais elevada (16,3%), sendo as especialidades de oftalmologia, ortopedia, dermato-venereologia e otorrinolaringologia as que apresentam um maior volume de pedidos.
Entre os diferentes Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) das zonas urbanas, o número de pedidos para realização da primeira consulta fora da área de referenciação ascendem os 20%, sendo os ACES de Sintra, Amadora, Oeste Sul, Arco Ribeirinho, Grande Porto II – Gondomar e Lisboa Norte, os que registam uma maior percentagem.
O LAC, implementado em junho de 2016, veio permitir ao utente, em conjunto com o médico de família responsável pela referenciação, a escolha por qualquer uma das unidades hospitalares do SNS onde exista a consulta de especialidade de que necessita.