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Há Conversas Mais Fáceis: SICAD lança campanha contra uso nocivo do álcool

09/11/2017

O SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, no âmbito do Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS), lançou uma campanha publicitária que pretende sensibilizar os pais de jovens até aos 18 anos para o uso nocivo de bebidas alcoólicas.

A campanha «Há Conversas Mais Fáceis» é composta por quatro suportes publicitários e dirige-se aos pais de jovens menores de 18 anos, alertando para a importância do diálogo familiar nas questões relacionadas com o consumo de bebidas alcoólicas.

«Há Conversas Mais Fáceis» foi o mote para o concurso promovido pelo Clube de Criativos, em parceria com a Autorregulação Publicitária (ICAP) e o SICAD, tendo sido ganho por Gonçalo Martinho e Roberta Batista, ambos criativos da FCB Portugal, que produziram os suportes visuais que serão divulgados através das plataformas digitais do SICAD e posteriormente distribuídos por centros de saúde e unidades hospitalares.

Sob um fundo de cor sólida, o lettering forte destaca a mensagem e, de algum modo, relativiza o constrangimento que pais e mães possam sentir ao abordarem, com os seus filhos, esta temática.

O SICAD recorda que, segundo o IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral, Portugal 2016/17, o consumo de álcool apresenta subidas das prevalências ao longo da vida, quer entre a população total (15-74 anos) quer entre a população jovem adulta (15-34 anos), e entre homens e mulheres, pelo que a prevenção, com ênfase nos mais jovens, se torna essencial para tentar reverter estes dados.

Sobre o Fórum Nacional Álcool e Saúde

O Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS) é uma plataforma em que um conjunto alargado de entidades adere a uma carta de compromisso, que concorre para um agregado de objetivos com base nas metas do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, designadamente nas que dizem respeito ao álcool. Nesta plataforma estão representados vários quadrantes da sociedade civil portuguesa, desde os órgãos institucionais às associações relacionadas com a produção e distribuição de bebidas alcoólicas.

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