18/01/2018
O Centro de Contacto SNS24 recebeu, em 2017, 69.415 chamadas para aconselhamento em situação de doença.
Desde 24 de julho de 2017, data em que a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, assumiu a gestão deste serviço, tem sido possível melhorar a proximidade o centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o cidadão.
Integrado no movimento SNS+Proximidade, o SNS24 oferece serviços informativos, serviços administrativos, serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento e ainda serviços de telecuidados, com o objetivo de melhorar o acesso ao SNS, retirando das urgências e dos hospitais carga assistencial e administrativa, possibilitando aprofundar a integração de cuidados.
Os principais motivos de contacto, desde dezembro, época em que o Plano de Contingência de Inverno está ativo, têm sido tosse, náuseas, vómitos, dor abdominal e dores de garganta. Após a triagem dos enfermeiros especialistas, 36 % dos doentes foram aconselhados a ficar em casa com autocuidados. Em 34 % dos casos houve um encaminhamento para um serviço de urgência, em 24 % para os cuidados de saúde primários, 4 % para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e 2% para outras linhas como o Centro de Informações Antiveneno.
Mais do que uma linha telefónica, o SNS24 é um conceito diferente, acessível através de diferentes canais: internet, smartphone, aplicações móveis e pela área do cidadão do Portal SNS.
E não se esqueça: antes de tudo, ligue para SNS 24 (808 24 24 24).
Para saber mais, consulte:
- Portal SNS – SNS 24 – https://www.sns24.gov.pt
- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – Notícias