18/01/2018
Aproxima-se um período da atividade gripal mais intenso e prevê-se que nas próximas semanas haja um aumento dos casos de gripe que, habitualmente, se traduz num acréscimo significativo da procura dos serviços de urgência hospitalares.
Face a esta realidade, Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora faz um apelo à população e realça que todas as pessoas devem estar atentas e seguir as recomendações da Proteção Civil e da Direção Geral de Saúde para garantirem o seu bem-estar e evitarem, tanto quanto possível, situações críticas e de emergência.
Antes de se dirigirem ao hospital, devem ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) para saberem a que serviço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) devem recorrer, pois só devem recorrer ao serviço de urgência hospitalar em situações urgentes ou emergentes, alerta a dirigente.
A estreita articulação que existe entre os serviços do SNS garante os cuidados de saúde a prestar à população. Por isso, é importante que os utentes sigam o circuito recomendado pelo SNS. A melhor opção para a saúde das pessoas é serem seguidas pelo médico de família, dirigindo-se às urgências apenas de acordo com a recomendação deste profissional ou por indicação da equipa da linha SNS 24.
Os centros de Saúde de Évora e Arraiolos vão estar abertos mais duas horas diárias, até às 22 horas durante a semana e até às 16 horas ao fim de semana e feriados. Os utentes devem recorrer primeiramente a estes serviços. Desta forma, evitarão esperas maiores no serviço de urgência, pois quanto menos grave é a situação, mais tempo os utentes têm que esperar.
No serviço de urgência, o hospital dá resposta a todos os utentes em situações urgentes ou emergentes com equipas multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes operacionais, assistentes sociais, assistentes técnicos e seguranças, que tudo fazem para prestar os melhores cuidados com empenho e dedicação.
Na última semana, o serviço de urgência do Hospital de Évora registou 50 % do total da sua afluência entre as 16 e as 24 horas, o que, mesmo com um reforço das equipas, dificulta e tende a agravar as esperas.
Se for possível evitar uma concentração nas horas de recorrência às urgências, os utentes terão maior probabilidade de ser atendidos atempadamente e as equipas também poderão continuar a prestar os cuidados da melhor forma e com a qualidade que se deseja. Uma utilização eficiente do serviço de urgência garante um funcionamento eficaz do SNS para todos e uma prestação de cuidados com qualidade, salienta a Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Évora.
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