23/01/2018
Foi realizado, no último fim de semana, dias 20 e 21 de janeiro de 2018, um total de 4.929 consultas nas unidades de cuidados de saúde primários (CSP) de Lisboa e Vale do Tejo que aderiram ao Plano de Contingência de Inverno.
De acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a procura indica que tem havido bom acolhimento das medidas destinadas a descongestionar as urgências hospitalares.
O alargamento dos horários foi feito nos 15 agrupamentos de centros de saúde (ACES) da região, distribuídos da seguinte forma:
- De segunda a sexta-feira: 35 centros de saúde;
- Sábados: 47 centros de saúde;
- Domingos: 37 centros de saúde.
Os agrupamentos de centros de saúde com maior procura no último fim de semana foram:
- ACES Arrábida – 645 atendimentos;
- ACES Oeste Sul – 551 atendimentos;
- ACES Lezíria com – 505 atendimentos.
Atenção!
Aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, contacte o Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24): 808 24 24 24, que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado!
O Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas é ativado anualmente, entre 1 de novembro e 31 de março, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco, em particular. Incluem-se nos grupos de risco os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crónicas.
O plano é operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de atuação coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública das administrações regionais de saúde e asseguradas pelos hospitais e agrupamentos de centros de saúde.
Para saber mais, consulte:
- DGS > Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas
- Portal do SNS > Plataforma Saúde Sazonal Inverno & Saúde
Visite:
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.arslvt.min-saude.pt/