29/01/2018
A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo divulga que o Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) vai integrar um estudo prospetivo multicêntrico e internacional denominado Ileus MAnaGement INtErnational – IMAGINE study.
Os objetivos do estudo são:
- Caraterizar a incidência do íleo pós-operatório e seu manuseamento clínico numa coorte internacional de doentes submetidos a cirurgia colorretal eletiva;
- Avaliar o efeito e a segurança da utilização de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) após cirurgia colorretal.
Este estudo é promovido por duas instituições lideradas por internos e alunos de medicina: a Surgical Research Collaboratives in the UK e a EuroSurg – The European Surgical Research Network. Desta forma, é possível a integração de um maior número de doentes em menos tempo, permitindo uma maior generalização de resultados encontrados em pequenos estudos unicêntricos.
Após avaliação e autorização do protocolo do estudo em Comissão de Ética, a ULSBA é um dos cerca de 370 centros mundiais a integrar este estudo, «dando a possibilidade a internos de formação específica e alunos de medicina de contactarem com a metodologia dos estudos de investigação clínica», revela a ARS.
Visite:
Administração Regional de Saúde do Alentejo – http://www.arsalentejo.min-saude.pt/