Visita a Matosinhos: Ministro da Saúde preside assinatura de protocolo de cooperação

15/02/2018

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, desloca-se, no dia 15 de fevereiro, pelas 15h30, à Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) para presidir à cerimónia de assinatura de protocolo para construção de novo acesso pedonal ao Hospital Pedro Hispano.

A ULSM e a Câmara Municipal (CM) de Matosinhos vão construir um novo acesso pedonal ao Hospital Pedro Hispano para resolver queixas de utentes com dificuldade em fazer a pé a subida íngreme. Este protocolo de cooperação visa um valor global estimado de 160 mil euros, dos quais 110 mil euros serão assegurados pelo Ministério da Saúde e 50 mil euros pela CM de Matosinhos.

De acordo com a ULSM, «este protocolo vai permitir avançar com um projeto de melhoria de acessibilidade dos utentes ao Hospital Pedro Hispano, solucionando um problema antigo, que persiste desde a abertura do hospital, e que por motivos de construção obriga os utentes a percorrer uma rampa de inclinação acentuada».

Durante a visita, Adalberto Campos Fernandes vai inaugurar ainda a nova sala de Raio X do Hospital Pedro Hispano, integrado na ULSM, num investimento de 250 mil euros que vai permitir aumentar a capacidade de resposta do serviço, reduzindo o tempo de espera dos utentes para a realização destes exames.

«A aquisição de uma nova mesa de Raio X vem substituir o equipamento existente, aumentando a capacidade instalada do Serviço de Imagiologia, que passa a conseguir realizar um maior número de exames», realçou a unidade de saúde.

Além da aquisição deste equipamento, estão ainda previstas obras de requalificação no Serviço de Urgência, em resposta à necessidade de melhoria das condições físicas para a prestação de cuidados aos utentes e de funcionamento para os profissionais. Considerada uma prioridade para a melhoria das condições de atendimento aos utentes que recorrem a este serviço, a intervenção prevê também a aquisição de equipamentos de imagiologia (Raio X e TAC – tomografia  axial computorizada).

Para saber mais, consulte:

ULSM – http://www.ulsm.min-saude.pt/