19-02-2018
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus Departamentos de Doenças Infeciosas, de Alimentação e Nutrição e de Epidemiologia, integra um consórcio europeu que tem como principal objetivo promover o conceito de “Uma Só Saúde”. O projeto conta com a participação de 41 laboratórios e centros de investigação europeus, distribuídos por 19 Estados-membros, com reconhecidas funções de referência e que desenvolvem investigação nas áreas da saúde humana, saúde veterinária e alimentação.
Cofinanciado pela Comissão Europeia, no quadro do programa Horizon 2020 – Research and Innovation Framework Programme, o consórcio “One Health EJP” (European Joint Programme) pretende desenvolver uma investigação integrada de forma a alcançar avanços significativos nas áreas de zoonoses transmitidas por alimentos, resistência antimicrobiana e ameaças emergentes.
Tendo em conta o conceito “Prevenção-deteção-resposta”, o projeto “One Health EJP” visa assim reforçar a colaboração entre as várias instituições participantes, promovendo a cooperação transdisciplinar e a integração de atividades através de ações dedicadas, como projetos de investigação e projetos integrativos conjuntos, bem como formação e capacitação.
O consórcio “One Health EJP” irá também interagir com os respetivos ministérios da Saúde, Agricultura e Ambiente dos países participantes, com um Conselho Consultivo Científico Externo e um Comité de Stakeholders, constituído por representantes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), entre outros. Coordenado pela Agência Francesa de Saúde Alimentar, Ambiental e Ocupacional (ANSES), o projeto “One Health EJP” tem início já este mês de fevereiro e terá a duração de cinco anos.
O conceito “Uma Só Saúde” reconhece que a saúde humana está relacionada com a saúde dos animais e do ambiente, ou seja, que a alimentação humana, a alimentação animal, a saúde humana e animal e a contaminação ambiental estão intimamente ligadas. A participação do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge neste projeto será uma mais-valia em termos de Saúde Pública, num contexto nacional e internacional, uma vez que irá contribuir para a prevenção e capacitar para a resposta a ameaças emergentes nas áreas citadas, bem como reforçar a interação com institutos congéneres.