O Infarmed vai ser o anfitrião de diversas reuniões com elevado peso estratégico para o sistema europeu do medicamento. Nestes encontros, que irão decorrer entre 28 de fevereiro e 2 de março, vão participar os cerca de 50 presidentes das agências reguladoras dos medicamentos europeias, altos dirigentes da Comissão Europeia e o diretor executivo da EMA (Agência Europeia de Medicamentos), Guido Rasi.
No âmbito destas reuniões de alto nível assume destaque a reunião dos Presidentes das Agências do Medicamento (Heads of Medicines Agencies – HMA), acolhida pelo Infarmed em representação da presidência búlgara do Conselho da União Europeia.
Leia mais no comunicado em anexo.
Documentos
Sistema europeu do medicamento
Infarmed organiza reuniões com 50 agências europeias
O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde vai ser o anfitrião de diversas reuniões com elevado peso estratégico para o sistema europeu do medicamento. Nestes encontros, que irão decorrer entre 28 de fevereiro e 2 de março, vão participar cerca de 50 presidentes das agências europeias reguladoras dos medicamentos, altos dirigentes da Comissão Europeia e o diretor executivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Guido Rasi.
No âmbito destes encontros, destaca-se a reunião dos Presidentes das Agências do Medicamento (Heads of Medicines Agencies), acolhida pelo Infarmed, em representação da presidência búlgara do Conselho da União Europeia.
A agenda destas reuniões engloba temas como a relocalização da sede da EMA, a preparação para o Brexit, a implementação da legislação de ensaios clínicos, o plano anual da telemática europeia ou a disponibilidade de medicamentos.
A reunião do grupo de coordenação do desenvolvimento do portal europeu dos ensaios clínicos, sob a égide da Comissão Europeia, também vai marcar esta semana, em que Lisboa se configura como capital europeia da regulação do medicamento.
Aproveitando a realização destas reuniões em Portugal, a Associação Europeia de Automedicação organiza a conferência anual com os presidentes das agências do medicamento, para discussão da implementação da agenda europeia nesta área, nomeadamente os desafios regulamentares e das agências em relação à automedicação e autocuidados, que está em crescimento na generalidade dos países.
Como resultado destas reuniões e das decisões estratégicas que serão tomadas, o Infarmed e Portugal reforçam a sua posição enquanto atores e contribuintes centrais para o sistema europeu do medicamento.
Para saber mais, consulte:
Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – http://www.infarmed.pt/