Entre hoje e amanhã decorre o encontro “SNS Jornadas Hospitalares 2018”, na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa, que conta com mais de 600 participantes e cerca de 70 palestrantes e é organizado pela Administração Central do Sistema de Saúde, em colaboração com a Associação portuguesa de Administradores Hospitalares.
Na abertura do encontro esta manhã, esteve a Secretária de Estado da Saúde, o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde e o Presidente da Associação de Administradores Hospitalares.
Rosa Valente Matos sublinhou a importância do encontro para a partilha de boas práticas e sinergias entre as instituições hospitalares do SNS e para a discussão entre gestores, profissionais de saúde e técnicos daqueles que são considerados os bons exemplos e bons modelos de gestão em curso no SNS.
A conferência inaugural esteve a cargo de Manel Santiñà, presidente da Sociedade Espanhola de Qualidade em Saúde, que abordou a importância de uma estratégia nacional de qualidade em saúde para uma prestação de cuidados de saúde de Qualidade.
O objetivo do encontro é discutir as boas práticas de gestão e de prestação de cuidados que se encontram implementadas nas diversas entidades do SNS, permitindo a partilha de experiéncias, a criação de sinergias e a discussão dos desafios de melhoria contínua nas vertentes do acesso, da qualidade, da eficiência e da integração de cuidados e centralidade no cidadão.
Nestas jornadas estarão em discussão as seguintes boas práticas, entre outras: os centros de responsabilidade integrados, os centros de referência, a cirurgia de ambulatório, os cuidados paliativos, as infeções hospitalares, a segurança do doente, as taxas de cesarianas, gestão partilhada de recursos, internamentos evitáveis, gestão racional do medicamento em oncologia, a gestão do acesso, a telemonitorização de doenças crónicas, a desmaterialização em meio hospitalar, programa de integração de cuidados, o apoio domiciliário, a hospitalização domiciliária, entre outros.
Publicado em 27/2/2018
Secretária de Estado da Saúde presidiu à sessão de abertura
A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, presidiu esta terça-feira à abertura das «SNS Jornadas Hospitalares 2018», que decorrem entre os dias 27 e 28 de fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Saúde salientou a importância de se apostar cada vez mais numa gestão inteligente nos hospitais, que precisem de ser organizações viradas para fora e capazes de trabalhar umas com as outras por rotina, tendo sempre como foco as reais necessidades dos utentes. «Os doentes são simultaneamente o nosso ponto de partida e o nosso horizonte. Os doentes são a nossa causa comum», destacou a governante no encontro que conta com mais de 600 participantes e cerca de 70 palestrantes.
Rosa Valente Matos sublinhou a importância do encontro para a partilha de boas práticas e sinergias entre as instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para a discussão entre gestores, profissionais de saúde e técnicos daqueles que são considerados os bons exemplos e bons modelos de gestão em curso no SNS.
Participaram também na abertura do encontro, na manhã desta terça-feira, o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde, José Caiado, e o Presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço. Entidades responsáveis pela organização do evento, que tem como tema central as «Boas Práticas em Saúde».
A conferência inaugural esteve a cargo de Manel Santiñà, presidente da Sociedade Espanhola de Qualidade em Saúde, que abordou a importância de uma estratégia nacional de qualidade em saúde para uma prestação de cuidados de saúde de Qualidade.
O objetivo do encontro é discutir as boas práticas de gestão e de prestação de cuidados que se encontram implementadas nas diversas entidades do SNS, permitindo a partilha de experiências, a criação de sinergias e a discussão dos desafios de melhoria contínua nas vertentes do acesso, da qualidade, da eficiência e da integração de cuidados e centralidade no cidadão.
De acordo com a organização, os dois dias das jornadas são uma oportunidade de partilha das boas práticas de gestão e de prestação de cuidados que se encontram implementadas nas diversas entidades do Serviço Nacional de Saúde, permitindo a partilha de experiências reais, a criação de sinergias e a discussão dos desafios de melhoria contínua nas vertentes do acesso, da qualidade, da eficiência e da integração de cuidados e centralidade no cidadão.
Nestas jornadas estarão em discussão, entre outras, as seguintes boas práticas:
- Os centros de responsabilidade integrados;
- Os centros de referência;
- A cirurgia de ambulatório;
- Os cuidados paliativos;
- As infeções hospitalares;
- A segurança do doente;
- As taxas de cesarianas;
- Gestão partilhada de recursos;
- Internamentos evitáveis;
- Gestão racional do medicamento em oncologia;
- Gestão do acesso;
- Telemonitorização de doenças crónicas;
- A desmaterialização em meio hospitalar;
- Programa de integração de cuidados;
- Apoio domiciliário;
- Hospitalização domiciliária.
Para saber mais, consulte:
ACSS > Programa