ULS Matosinhos faz rastreio de Tuberculose pulmonar nos dias 8 e 9 de março

08/03/2018

O Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) realiza, nos dias 8 e 9 de março, uma ação de rastreio de tuberculose pulmonar.

O rastreio vai decorrer no Conjunto Habitacional do Seixo (Rua Carlos Oliveira), localizado na freguesia de São Mamede de Infesta, entre as 10 e as 12 horas e entre as 14 e as 16 horas. Não é necessária inscrição prévia.

Esta iniciativa, que conta com a colaboração da equipa da Unidade Móvel de Radiorrastreio da Administração Regional de Saúde do Norte, visa alargar o programa de rastreio ativo à população das várias freguesias do concelho de Matosinhos, uma vez que o objetivo é conseguir alcançar o maior número possível de pessoas para despiste/diagnóstico de novos casos de tuberculose.

Estas ações de rastreio enquadram-se na estratégia e dinâmica do CDP e justificam-se pelo facto de Matosinhos ser o concelho, a nível nacional, que apresenta uma das taxas de prevalência de tuberculose mais elevada.

Na seleção da freguesia, a equipa do CDP teve em conta o número de doentes com tuberculose já identificados nessas zonas geográficas. Assim, através destas iniciativas será mais fácil conseguir detetar eventuais novos casos, tendo em conta que o diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar a doença e interromper a cadeia de contágio.

O Centro de Diagnóstico Pneumológico é o serviço responsável pela prevenção e tratamento da tuberculose, nas suas múltiplas formas. O seu âmbito de atuação estende-se a toda a população do concelho de Matosinhos.

Para saber mais, consulte: