Comunicado da Diretora-Geral da Saúde sobre Vacinação contra a gripe.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anuncia que na atual época gripal foram vacinadas gratuitamente contra a gripe mais 170 mil pessoas do que na época anterior.
Em comunicado, emitido a 12 de março, a DGS informa que foram administradas, desde o início de outubro de 2017, mais de 1,3 milhões de vacinas gratuitas contra a gripe no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Assim, foram vacinadas gratuitamente mais 255 mil pessoas que em 2015/2016 e mais 170 mil pessoas que em 2016/2017.
A DGS estima que a cobertura na população com 65 ou mais anos de idade (SNS e setor privado) seja da ordem dos 65%, o que representa uma subida de cinco por centro em relação à época anterior.
A vacinação é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença e as suas complicações. Para tal, o Estado adquire anualmente vacinas contra a gripe que, este ano, passaram também a ser administradas a título gratuito às pessoas com diabetes e aos bombeiros com contacto direto com doentes.
A vacinação contra a gripe constitui um dos eixos do Plano de Saúde Sazonal na sua vertente de Inverno em vigor de 1 de outubro a 30 de abril e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas.
Todas as recomendações para a população, e grupos de risco em particular, sobre medidas preventivas dos efeitos do frio extremo na saúde e de outros acontecimentos estão disponíveis
no site da DGS em: https://www.dgs.pt/saude.
A avaliação da vacinação em contextos específicos, como a vacinação dos profissionais de saúde do SNS ou das pessoas residentes em instituições, é um processo moroso e exigente, encontrando-se ainda a decorrer.
Para saber mais, consulte:
Direção-Geral da Saúde > Comunicado