ARS Centro | Pedrógão Grande: Estudo vai avaliar impacto do fogo nos madeireiros

16/03/2018

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em parceria com o Instituto Ricardo Jorge, vai realizar um estudo para avaliar o impacto do incêndio de Pedrógão Grande na função respiratória dos madeireiros da região Centro.

O projeto envolve um raio X do tórax, uma espirometria, para avaliar a função respiratória, e ainda a avaliação da concentração de óxido nítrico e monóxido de carbono nestes profissionais.

De acordo com  o Diretor do Departamento de Saúde Pública da ARSC, João Pedro Pimentel, o estudo tem início na próxima semana, no concelho de Castanheira de Pera, e estende-se depois a Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos, com a avaliação a decorrer no terreno até ao final do mês de abril.

Para João Pedro Pimentel, o estudo vai avaliar os efeitos a curto, médio e longo-prazo, sendo a participação dos madeireiros «absolutamente voluntária».

A iniciativa insere-se num plano estratégico de saúde pública para a região afetada pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, de junho de 2017.

O plano conta a colaboração de instituições e organismos como o Instituto Ricardo Jorge, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Alimentação e Veterinária.

Visite:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/