A Direção-Geral da Saúde celebra o Dia Mundial da Água. A água é um bem essencial à vida, representando cerca de 60-70% da composição corporal e, por isso, deve ser preservada e valorizada. A água é o principal constituinte celular, encontrando-se envolvida no transporte dos nutrientes e em inúmeras reações metabólicas do organismo.
A ingestão insuficiente de água compromete a regulação da temperatura corporal, o normal funcionamento dos órgãos e o desempenho físico e cognitivo.
A água está no centro da roda dos Alimentos. Hoje sabemos que quem bebe maiores quantidades de água diariamente, ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol.
Saiba mais aqui.
Em 2018, data é celebrada sob o mote «a resposta está na natureza»
O Dia Mundial da Água é celebrado, anualmente, no dia 22 de março, depois de a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) ter aprovado a data, por resolução, em 1993.
Todos os anos é escolhido um tema para celebrar a data. Em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos dão o mote às discussões e reflexões. Com a campanha «A resposta está na natureza», as Nações Unidas abordarão como estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.
A Direção-Geral da Saúde celebra o Dia Mundial da Água, lembrando que se trata de um bem essencial à vida, representando cerca de 60-70% da composição corporal e, por isso, deve ser preservada e valorizada. A água é o principal constituinte celular, encontrando-se envolvida no transporte dos nutrientes e em inúmeras reações metabólicas do organismo.
A ingestão insuficiente de água compromete a regulação da temperatura corporal, o normal funcionamento dos órgãos e o desempenho físico e cognitivo.
A água está no centro da Roda dos Alimentos. Hoje sabemos que quem bebe maiores quantidades de água diariamente ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol.
Recorda-se que o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) lançou no ano passado, 2017, a campanha #águapública, que promove o consumo de água da rede pública através de bebedouros e que conta com 80 participações a nível nacional. Pode ainda dar o seu contributo.
Para saber mais, consulte:
- ONU Água > Dia Mundial da Água – em inglês
- PNPAS > Água, a sua bebida de eleição