Este documento resume os dados da tuberculose até dezembro de 2017. Dele consta um sumário da situação da tuberculose em Portugal com a identificação dos principais desafios e estratégias.
Principais conclusões:
- Continua a assistir-se a uma redução da notificação e incidência da doença no país, redução da proporção de doentes com baciloscopia positiva, redução de doentes com tuberculose multirresistente;
- Apesar desta redução assiste-se a um aumento dos casos de tuberculose nas crianças com idade menor ou igual a 5 anos, particularmente das formas graves da doença;
- Em 2016 foi alterada a estratégia de vacinação com a BCG, passando-se de uma estratégia universal para seletiva. A manutenção desta estratégia exige que seja assegurada a identificação adequada das crianças que cumprem os critérios de elegibilidade para vacinação.
Consulte aqui o documento “Tuberculose em Portugal – Desafios e Estratégias – 2018“.
Sessão interativa, dia 22, pelas 14 horas, no Facebook
No âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, assinalado anualmente 24 de março, o Ministério da Saúde convida-o a participar, dia 22, pelas 14 horas, no painel digital dedicado à apresentação e discussão do «Desafios e Estratégia na área da Tuberculose para 2018».
Moderado por Francisco Goiana da Silva, Adjunto do Secretário de Estado Adjunto e da saúde, Fernando Araújo, a discussão conta com o seguinte painel de especialistas:
- Raquel Duarte, Diretora do Programa Prioritário para a Tuberculose;
- Kamal Mansinho, Infeciologista;
- Paula Curvelo, médica pediatra da Comissão Técnica de Vaciação.
- João Ferreira, médico interno de medicina geral e familiar.
Aceda e participe através da página do SNS no Facebook. Acompanhe-nos à distância de um clique.
Consulte:
- Facebook do Portal SNS