26/03/2018
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, visitou, no dia 26 de março, as Unidades de Média Duração e Reabilitação da Gelfa (Caminha) e a Unidade de Convalescença da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez.
O Instituto São João de Deus (Unidade da Gelfa), para além da unidade de longa duração e manutenção (20 camas), passou a gerir 20 camas de média duração e reabilitação, num compromisso financeiro anual e global de 574.281,60 €, assumido com os Ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
A Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, que já dispunha de duas unidades de longa duração e manutenção (28 camas) e média duração e reabilitação (31 camas), assumiu recentemente a gestão de uma unidade de convalescença (23 camas), num compromisso financeiro anual e global de 761.301,84 €.
De referir que, atualmente, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, disponibilizam às populações:
- 212 camas de convalescença;
- 807 camas de média duração e reabilitação;
- 1.527 camas de gonga duração e manutenção;
- 25 camas de cuidados paliativos;
- 1.618 lugares de equipas de cuidados continuados integrados;
No âmbito da pediatria:
- 10 camas de cuidados pediátricos integrados;
- 10 lugares de ambulatório pediátrico;
No âmbito da saúde mental:
- 25 lugares em unidade sócio-ocupacional;
- 8 visitas/dia em equipa de apoio domiciliário;
- 14 lugares em residência autónoma;
- 24 lugares em residência de apoio total;
- 6 lugares em residência de treino de autonomia tipo A – infância e adolescência;
- 10 lugares em unidade sócio-ocupacional para a infância e adolescência.
A capacidade total instalada é de 4.356, a que corresponde um encargo financeiro do Estado de aproximadamente 54 milhões de euros anuais.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde do Norte > Notícias