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Relatório CODU 2017 – Emergência pré-hospitalar: Atividade das centrais do INEM continua em crescimento

03/04/2018

Foi publicado o relatório anual de atividades do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o qual revela que a tendência de crescimento dos últimos anos na atividade manteve-se, tendo o CODU atendido 1.368.141 chamadas de emergência. Este valor representa uma média diária de 3.748 chamadas de emergência atendidas.

De acordo com o INEM, «este documento analisa detalhadamente toda a atividade deste centro nevrálgico do Sistema integrado de Emergência Médica e conclui que a atividade das centrais do INEM continua em crescimento».

As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas, em primeira linha, nas Centrais de Emergência, pela Polícia de Segurança Pública e pela Guarda Nacional Republicana.  O 112 encaminha seguidamente para os CODU do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) todas as situações que digam respeito a urgências ou emergências médicas, competindo a esta central médica do INEM avaliar todos os pedidos de socorro recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.

Verificou-se também um aumento das chamadas consideradas não urgentes, encaminhadas depois pelos CODU para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24). Foram 75.843 chamadas, uma média de 208 chamadas por dia, encaminhadas para este serviço de aconselhamento do SNS, um aumento de 11% face ao ano anterior, 2016.

CODU

Cabe ao INEM coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que garanta aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde, designadamente através da prestação de socorro no local da ocorrência, do transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e da articulação entre os vários intervenientes do Sistema.

O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos –, com formação específica para efetuar atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.

As perguntas colocadas pelos profissionais dos CODU são essenciais na atuação do INEM, pois permitem determinar o tipo de emergência e o meio de socorro mais indicado para dar resposta à situação. Facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz e maior rapidez no envio de socorro.

Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser utilizados apenas em situações de emergência, ou seja, situações nas quais exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar um meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para o SNS 24, que procederá ao aconselhamento adequado à situação.

Para saber mais, consulte:

INEM > Relatório de atividades do Centro de Orientação de Doentes Urgentes – 2017

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