13/04/2018
O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), Carlos das Neves Martins e a Presidente do Conselho de Administração da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, assinaram, dia 12 de abril, um memorando, com vista à cooperação entre as duas instituições, tendo de imediato sido subscrito o primeiro acordo específico no domínio da especialidade hospitalar de Imuno-Hemoterapia.
O CHLN é, assim, o primeiro hospital público com o qual a Fundação Champalimaud estabelece uma parceria de cooperação que abarca vários domínios, além do clínico, como a investigação e formação.
O primeiro acordo, agora em vigor, prevê que o Serviço de Imuno-Hemoterapia do CHLN possa colher, analisar, processar, criopreservar e armazenar os produtos para transplante dos doentes do Centro Clínico Champalimaud.
Nos últimos anos, a unidade de Hemato-Oncologia, do Centro Clínico Champalimaud, que trata doentes com síndromes Linfoproliferativos e Mieloma múltiplo, tem registado um crescimento significativo pelo que a Fundação decidiu reforçar as condições técnicas e logísticas nesta área.
Há cerca de dois anos que, informalmente, estas duas instituições têm vindo a desenvolver ações de cooperação clínica, sendo este memorando de cooperação o culminar de esse trabalho de partilha de desafios conjuntos.
O CHLN é um centro hospitalar universitário reconhecido, interna e externamente, pelo desenvolvimento da mais qualificada medicina clínica, pela qualificação da educação médica, assim como pela investigação clínica e translacional que desenvolve. Por seu lado, a Fundação Champalimaud é uma referência internacional na investigação e saúde, com elevados padrões e qualidade, bem como de exigência ética.
Com a assinatura deste memorando, duas das mais reputadas instituições do país mostram como entidades públicas e privadas podem cooperar, tendo em vista ganhos de saúde para os portugueses, bem como eficiência no uso dos recursos disponíveis para o crescimento da investigação e para o desenvolvimento da medicina em Portugal.
Para saber mais, consulte:
Centro Hospitalar Lisboa Norte > Notícias