No dia 20 de abril, pelas 10h00, o Museu Nacional dos Coches será o palco para o evento de encerramento do quarto Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE), que beneficiou Portugal de um financiamento global de 53 M€, durante o período de 2009-2014.
O MFEEE 2009-2014 foi o quarto instrumento de apoio a vigorar em Portugal tendo, no âmbito deste financiamento, apoiando 212 projetos ligados às áreas programáticas da Gestão Marinha e Costeira, da Saúde Pública, da Adaptação às Alterações Climáticas, das Energias Renováveis, da Sociedade Civil, da Igualdade de Género, da Cultura e das Artes.
Através dos fundos EEA Grants, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega contribuem para reduzir as disparidades sociais e económicas e reforçar as relações bilaterais com os países beneficiários na Europa ultrapassando desta forma, a dimensão de uma simples união aduaneira de acesso ao Mercado Único Europeu dos países da EFTA.
Dos 212 projetos contratados 62 tiveram um ou mais parceiros dos países doadores demonstrando a estreita cooperação entre as entidades institucionais dos Estados doadores e portuguesas. Dos projetos apoiados destacam-se a aquisição de um navio PD (sistema de posicionamento dinâmico) e equipamento do mesmo com sistemas para investigação marinha e a construção de uma central geotérmica na Ilha Terceira, que assegurou a substituição de mais de 10% da produção de energia a partir de combustíveis fósseis.
O evento de encerramento contará, entre outras, com as intervenções de Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas; Nelson de Souza, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão; Anders Erdal, Embaixador da Noruega em Portugal; Hrund Hafsteinsdóttir, Conselheira do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia e Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants Portugal.
Publicado em 19/4/2018