20/04/2018
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e a Santa Casa da Misericórdia do Montijo (SCMM) assinou esta sexta-feira, dia 20 de abril, um acordo de cedência do espaço que vai permitir alojar a futura Unidade de Saúde Familiar (USF) Aldegalega no recinto do Hospital do Montijo.
Através deste acordo, a SCMM concorda com a cedência gratuita de parte do edifício onde funcionou o serviço de medicina interna do Hospital do Montijo, e o CHBM, arrendatário do complexo, cede o espaço atualmente desativado à ARSLVT.
O acordo prevê que ali seja instalada a USF Aldegalega, após obras de adaptação e equipamento da unidade, que ficarão a cargo da ARSLVT. O processo de instalação deverá estar concluído em 2019.
Este equipamento vai aumentar a oferta e melhorar a prestação de cuidados à população do Montijo, atribuindo médico de família a cerca de 5.700 utentes que atualmente não o possuem, num total de 13.300 pessoas abrangidas pela USF. A equipa será composta por sete médicos, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicos.
Ao reunir num mesmo complexo níveis diferentes mas complementares de cuidados, o Hospital do Montijo sairá reforçado enquanto infraestrutura de prestação de cuidados de saúde aos montijenses.
Quando entrar em funcionamento, a USF Aldegalega vai integrar o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho, que presta cuidados aos cerca de 213.500 habitantes dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo. Com 221.463 utentes frequentadores, o ACES Arco Ribeirinho possui seis USF, sete unidades de cuidados de saúde personalizados, quatro unidades de cuidados na comunidade, uma unidade de saúde pública e uma unidade de recursos assistenciais partilhados.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.arslvt.min-saude.pt/