Site icon A Enfermagem e as Leis

Audiência pública sobre medicamentos contendo quinolonas e fluoroquinolonas – Infarmed

Circular Informativa N.º 063/CD/100.20.200 Data: 20/04/2018

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

23 abr 2018

Encontra-se a decorrer a revisão de segurança dos medicamentos contendo quinolonas e fluoroquinolonas1devido à ocorrência de casos de reações adversas graves e persistentes que maioritariamente afetam os músculos, articulações e o sistema nervoso.

Neste âmbito, o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) irá realizar uma audiência pública, a 13 de junho de 2018, nas instalações da EMA, em Londres.

Esta audiência pública permitirá, aos doentes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, investigadores e todos os interessados, partilhar as suas opiniões e experiências na utilização desta classe de antibióticos, muito prescrita na União Europeia.

Para que as intervenções públicas sejam mais objetivas, os intervenientes devem dar a sua opinião sobre as seguintes perguntas:

  1. Qual o papel dos medicamentos contendo quinolonas e fluoroquinolonas no tratamento de infeções?
  2. Qual o risco associado à utilização destes medicamentos?
  3. Que medidas podem ser tomadas para otimizar a segurança da utilização destes medicamentos?

A inscrição é feita através do preenchimento e submissão do formulário de inscrição, disponível em https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/PublicHearingApplicationForm, até 30 de abril.

Sugere-se a consulta ao site da EMA, onde poderá ver um vídeo com aspetos práticos sobre esta iniciativa, o guia para participantes e o resumo das questões de segurança que levam à realização desta sessão.

O Conselho Diretivo

1Os medicamentos comercializados abrangidos por esta Circular contêm ciprofloxacina, levofloxacina, moxifloxacina, norfloxacina, ofloxacina ou prulifloxacina. Os respetivos nomes podem ser pesquisados na base de dados Infomed.

Exit mobile version