24/04/2018
A Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, esteve presente na sessão que marcou o início da construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) do Pinhal Novo, que decorreu no dia 23 de abril.
Esta USF, que representa um investimento de 1,2 milhões de euros por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), vai ser construída num terreno de 3.000 metros quadrados, cedido pela Câmara Municipal de Palmela.
A atual equipa da unidade de saúde é constituída por três médicos, três enfermeiros e duas assistentes técnicas. Com as novas instalações este número pode duplicar e aumentar a resposta para mais de 11 mil utentes. Prevê-se, ainda, que a nova USF dê resposta aos cerca de 5.700 utentes do Pinhal Novo que não têm médico de família.
Na sua intervenção, Rosa Valente de Matos referiu que esta solução de proximidade aos utentes constitui um bom exemplo da criação de condições para uma melhor articulação e integração de diferentes níveis de cuidados de saúde. Salientou ainda que só com uma verdadeira articulação em rede, dentro e fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é que é possível melhorar a saúde da população.
A Secretária de Estado sublinhou que este é um dos muitos investimentos que estão a ser realizados em centros de saúde de todo o país, grande parte dos quais na área de influência da ARSLVT. Com estas medidas, os centros de saúde passam a estar dotados de mais e melhores serviços, permitindo cuidados de saúde com mais qualidade, mais resolutivos e próximos das pessoas.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias