Ébola na República Democrática do Congo

Ébola na República Democrática de Congo

No dia 10 de maio de 2018, a Organização Mundial da Saúde reportou um surto de Ébola na República Democrática do Congo, na província de Equateur (Bikoro, Iboko e Wangata). Este é o nono surto de Ébola que ocorre naquele País, onde o vírus foi identificado pela primeira vez em 1976. A Organização Mundial da Saúde e outros parceiros internacionais estão a apoiar as autoridades nacionais da República Democrática do Congo na resposta ao surto, tendo disponibilizado recursos humanos, financeiros e material médico para prevenção e tratamento da doença, incluindo vacinação dos contactos próximos.

Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, o risco de exposição dos cidadãos europeus que vivem ou viajem no País é considerado extremamente baixo. Para os profissionais de saúde que dão resposta ao surto, o risco de exposição é considerado muito baixo, desde que sejam cumpridas as medidas de precaução de controlo de infeção recomendadas.

Atualmente, o risco de introdução e disseminação do vírus Ébola na União Europeia ou Espaço Económico Europeu é considerado extremamente baixo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde não existe restrição de viagens ou de trocas comerciais para a República Democrática do Congo.

Saiba mais:
http://www.who.int/ebola/situation-reports/drc-2018/en/
http://www.who.int/csr/don/en/
https://ecdc.europa.eu/en/publications-data/rapid-risk-assessment-ebola-virus-disease-outbreak-equateur-province-democratic